Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1005174
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2011
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: ANDRADE NETO, R. de C.
NEGREIROS, J. R. da S.
ARAÚJO NETO, S. E.
CAVALCANTE, M. de J. B.
ALECIO, M. R.
SANTOS, R. S.
Additional Information: ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-AC; JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; MARIA DE JESUS BARBOSA CAVALCANTE, DPD; RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC.
Title: Gargalos tecnológicos da fruticultura no Acre.
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2011.
Pages: 55 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 123).
Language: pt_BR
Keywords: Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Cadena de suministro
Cultivo de frutas.
Description: O Acre apresenta condições edafoclimáticas favoráveis para o cultivo de diversas espécies de frutíferas. O estado possui em torno de dois milhões de hectares de áreas desmatados, dos quais mais de 80% são ocupados com pastagens e 14.027 hectares são de áreas plantadas com culturas perenes. As condições ambientais do estado são favoráveis ao cultivo de frutíferas como banana, citros (laranja, limão, tangerina), mamão, coco, abacaxi, açaí e cupuaçu, entre tantas outras, sejam espécies nativas ou exóticas, sem que haja novos desflorestamentos. A fruticultura tem importância social e econômica para os produtores familiares do Acre. Essa atividade também é responsável pelo atendimento de grande parte da demanda de frutas para consumo in natura e para as agroindústrias no mercado interno. A integração terrestre de grande parte dos municípios do Acre pela BR 317, aliada à conclusão do asfaltamento da BR 364 no sentido Rio Branco-Cruzeiro do Sul e ao aumento dos fluxos comerciais com a Bolívia e Peru propiciam a abertura de novas oportunidades para o desenvolvimento da fruticultura no Acre. Políticas federais e estaduais de compra direta da produção familiar para o programa de merenda escolar abrem novos mercados e aumentam a demanda de produtos da fruticultura. Apesar do potencial para o desenvolvimento da fruticultura, existem fatores bióticos e abióticos que limitam o crescimento da atividade no Acre. Sendo assim, o presente documento aborda os principais gargalos tecnológicos existentes ao desenvolvimento das culturas da banana, citros (laranja, limão e tangerina), abacaxi, maracujá, mamão, coco, cupuaçu e açaí, com o objetivo de fundamentar ações de pesquisas e transferência de tecnologias na perspectiva de promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de frutas no estado.
Thesagro: Tecnologia agrícola
Demanda
Fruticultura
Cadeia produtiva
Transferência de Tecnologia.
NAL Thesaurus: Fruit growing
Supply chain
Technology transfer.
Data Documento: 2015-01-12
ISSN: 0104-9046
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25381.pdf6,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace