Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1004025
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: BRANDAO, Z. N.
OLIVEIRA, R. P. de
SANA, R. S.
SOFIATTI, V.
ZONTA, J. H.
MEDEIROS, J. da C.
Additional Information: ZIANY NEIVA BRANDAO, CNPA; RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPS; RONEI SANDRI SANA, SLC AGRÍCOLA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; JOSE DA CUNHA MEDEIROS, CNPA.
Title: Uso de imagens orbitais e suborbitais na caracterização da variabilidade espacial da produtividade.
Publisher: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. cap. 28, p. 306-314.
Language: pt_BR
Keywords: Fotografias aéreas
Imagens de satélite
Variabilidade espacial
Índices de vegetação
Description: Imagens de satélites fornecem dados para gerenciamento de áreas florestadas e culturas com estimativa da produtividade no mundo inteiro. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade de índices de vegetação obtidos através de imagens do satélite Landsat-5 e por imagens aéreas de alta resolução na estimativa da produtividade do algodoeiro no cerrado de Goiás. Estimativas do índice de área foliar e medições da altura das plantas também foram realizadas nessas datas. Ao final do mês de abril foram adquiridas imagens aéreas de alta resolução da área de estudo. Índices de vegetação foram obtidos com os dados de refletância das imagens de satélite e aérea. Os resultados mostram que os dados de refletância multiespectral atingiram níveis significativos de precisão na estimativa da produtividade do algodoeiro, onde o MSAVI e o MTVI2 apresentaram os melhores desempenhos. O NDRGI obtido através da imagem aérea de alta resolução não se mostrou apropriado para estimativa da produtividade, mas permitiu a identificação da variabilidade espacial do índice de área foliar no algodoeiro para as duas épocas de avaliação. No estádio mais avançados todos os IVs obtidos por imagens de satélite apresentaram-se como bons estimadores da produtividade, podendo ser usados para identificação de zonas de manejo do algodoeiro no cerrado, desde que se tenha informações sobre o clima e manejo da cultura.
Thesagro: Agricultura de precisão
NAL Thesaurus: Precision agriculture
Data Documento: 2015-01-02
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agriculturadeprecisaocap.28.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace