Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/995941
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 26-Set-2014
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: YOKOMIZO, G. K.- I.
FREITAS, A. C.
Informaçães Adicionais: GILBERTO KEN ITI YOKOMIZO, CPAF-AP; ARY CAMARGO FREITAS, Engenheiro florestal, mestrando do PPGDR da Unifap/Iepa/Embrapa Amapá. arycamargofreitas@yahoo.com.br.
Título: Desempenho comparativo entre procedências de mangabeiras nativas e da Paraíba para caracteres de produtividade.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Macapá: Embrapa Amapá, 2014.
Páginas: 26 p.
Série: (Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 84).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Gráfico Box Plot
Espécie nativa
Conteúdo: Os frutos das mangabeiras são apreciados na forma de sorvetes, sucos e doces, e coletados em populações nativas, que estão em risco de extinção. Devido a estes aspectos é importante que se realizem pesquisas que possam obter informações morfogenéticas para auxiliar ações futuras de melhoramento genético e impedir a perda deste material genético. O presente estudo visou caracterizar a coleção de trabalho da Embrapa Amapá representado por 36 acessos nativos e 8 da Paraíba, delineados em látices, com duas repetições e seis plantas por parcela. Os caracteres avaliados foram: valor agronômico (VA); número estimado de frutos na planta (NEF); cor do fruto (COR); peso médio de dez frutos (PDF); diâmetro do fruto (DF); média do comprimento de dez frutos (MCF). Através do uso do Box Plot as principais conclusões obtidas indicaram que o fruto é mais matizado de vermelho (COR) nas procedências nativas; há maior quantidade de frutos (NEF) e variabilidade neste caráter na população da Paraíba; para PDF, MCF e DF os frutos foram maiores nas procedências nativas, com variabilidade pouco superior na população da Paraíba em DF, enquanto que nas nativas foram os caracteres PDF e MCF, indicando maior possibilidade de seleção na população nativa nestes dois caracteres.
Thesagro: Fruta tropical
Variabilidade fenotípica
Ano de Publicação: 2014
ISSN: 1517-4867.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2014BPD84Mangabeira1105.pdf942,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace