Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/983947
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 4-Abr-2014
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CALDERANO FILHO, B.
CHAGAS, C. da S.
PRADO, R. B.
PEREZ, D. V.
BENITES, V. de M.
FREITAS, P. L. de
GONCALVES, A. O.
SILVA, J. de S.
Informaçães Adicionais: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; JOSE DE SOUZA SILVA, CNPA.
Título: Levantamento semidetalhado dos solos da microbacia do Barro Branco, município de São José do Ubá, Estado do Rio de Janeiro.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: Rio de janeiro: Embrapa Solos, 2005.
Páginas: 113 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 81).
Idioma: pt_BR
Notas: Contém 1 mapa escala 1:10.000.
Palavras-chave: Argissolos
Luvissolos
Nitossolos
Gleissolos
SIG
Microbacia
Conteúdo: O levantamento semidetalhado de solos da microbacia do Barro Branco, no município de São José de Ubá, Rio de Janeiro, teve como objetivos a classificação, o mapeamento e a caracterização física, química e mineralógica dos solos, que constituíram os subsídios básicos para a avaliação da aptidão agrícola das terras. A área da microbacia compreende aproximadamente 580 ha. Utilizou-se como material cartográfico básico, restituição planialtimétrica na escala 1:10.000, com curvas de níveis equidistantes em cinco metros. A partir desta base, foram confeccionados o mapa de declividade e o mapa de formas das vertentes da área, que serviram de base final para o mapa de solos. Utilizou-se a metodologia preconizada pela Embrapa Solos, em todas as fases de execução dos trabalhos de campo, laboratório, escritório. O levantamento permitiu identificar e cartografar as seguintes classes de solos: Argissolo Vermelho Tb Eutrófico típicos, abrúpticos e Sapróliticos; Argissolo Vermelho-Amarelo Tb Distrófico típicos, Lépticos e latossólicos; Argissolo Vermelho-Amarelo Tb Eutrófico típicos e Lépticos, Luvissolo Hipocrômico Órtico Eutrófico típico, Nitossolo Vermelho Eutrófico típico, Gleissolo Háplico Ta Eutrófico típicos e solódicos, Cambissolo Flúvico Tb eutrófico gleico; Cambissolo Háplico Distrófico típico; Neossolo Litólico. As classes de solos acima identificadas foram subdivididas em unidades de mapeamento considerando-se o tipo de horizonte A, características taxonômicas de natureza intermediária, grupamentos texturais, constituição macroclástica, tipos de vegetação e classes de declividade. O produto cartográfico (mapa de Solos) foi elaborado e apresentado na escala 1:10.000, com auxílio do SIG ArcView. Os resultados obtidos constituem subsídios básicos ao projeto Prodetab Aquíferos, tanto para a orientação técnica, como para a instalação e execução de experimentos, bem como para a tomada de decisão e execução de práticas conservacionistas condizentes com a realidade local.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD81LevantBarroBranco.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace