Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/982103
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 12-Mar-2014
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: LEAO, P. C. de S.
SILVA, S. F. da
SOARES, E. B.
SANTOS, J. I. B. dos
Informaçães Adicionais: PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; SAMARA FERREIRA DA SILVA; EVELINE BARROS SOARES; JARDILINA YVES BEZERRA DOS SANTOS.
Título: Caracterização fenológica de acessos de uvas para processamento do Banco de Germoplasma da Embrapa Semiárido.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Páginas: 20 p.
Série: (Embrapa Semiárido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 114).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Vitis spp
Cultivar
Recursos genéticos
Vale do São Francisco.
Conteúdo: Objetivou-se caracterizar a fenologia de 71 acessos de uvas para processamento pertencentes ao Banco de Germoplasma de Videira da Embrapa Semiárido durante 14 ciclos de produção no período de 2002 a 2011. Caracterizou-se a duração das fases fenológicas: gemas inchadas a início de brotação (GI-IB), início de brotação à plena floração (IB-Fl), plena floração ao início de frutificação (Fl-IFr), início de frutificação ao início de maturação (IFr-IMt) e início de maturação até final de maturação (IMt-Mt), bem como o ciclo fenológico completo. Os acessos foram classificados como precoces, medianos e tardios. Não foram observadas diferenças superiores a 4 dias na duração das fases fenológicas entre os dois semestres do ano ou entre as classes fenológicas nas fases iniciais GI-IB, IB-Fl e Fl-IF. Entretanto, nas fases finais IF-IMt e IMt-Mt, foram observadas diferenças significativas. Os resultados obtidos informam sobre o comportamento fenológico dos acessos com potencial para cultivo no Vale do São Francisco, fornecendo subsídios que aliados a outras informações agronômicas e enológicas permitem ao viticultor introduzir novas variedades de uvas para processamento e programar a data de poda, estimar os períodos de maior demanda de mão de obra e as prováveis datas de colheita.
Thesagro: Uva
Fenologia.
NAL Thesaurus: Grapes
Ano de Publicação: 2013
ISSN: 1 8 0 8 - 9 9 6 8
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD114.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace