Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980307
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 18-Fev-2014
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CALDERANO FILHO, B.
POLIVANOV, H.
CALDERANO, S. B.
BARROSO, E. V.
CHAGAS, C. da S.
GUERRA, A. J .T
CARVALHO JUNIOR, W. de
DONAGEMMA, G. K.
Informaçães Adicionais: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; HELENA POLIVANOV, UFRJ; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; EMÍLIO VELLOSO BARROSO, UFRJ; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; ANTONIO JOSÉ TEIXEIRA GUERRA, UFRJ; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Título: Unidades geoambientais de paisagens montanhosas da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, RJ.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2013.
Páginas: 58 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 232).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Planejamento ambiental
Cartografia geombiental
Geoambientes
Geoprocessamento
Sistema de Informação Geográfica
Conteúdo: Visando fornecer subsídios ao planejamento de uso das terras em áreas de ecossistemas frágeis e fragmentados na Serra do Mar, montou-se, com suporte de geoprocessamento e SIGs, uma base de dados espaciais composta de mapas temáticos do meio físico e informações produzidas com o diagnóstico geoambiental, o que possibilitou a identificação, discriminação e delimitação de unidades geoambientais de paisagens rurais montanhosas da Serra do Órgãos, ocupadas com agricultura familiar. Os tipos de paisagens detectadas na área foram agregadas em unidades relativamente homogêneas e discretizadas com base nos conteúdos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e climáticos. Apoiado em fotointerpretações de produtos de sensores remoto, pontos georreferenciados por GPS, coletas de solos e reconhecimento de campo, efetuou-se a caracterização geoambiental e a indicação de alternativas sustentáveis de utilização das terras, por unidade delimitada. Os procedimentos utilizados permitiram efetuar a análise de ofertas e restrições ambientais apresentadas por cada unidade, sugerir formas de usos mais condizentes com a realidade local, com base nas vocações agroecológicas de cada compartimento. Os resultados fornecem subsídios para o plano de manejo da área, além de contribuir para o desenvolvimento da cartografia geoambiental, em escala média da paisagem da Serra do Mar.
Thesagro: Uso da terra
Planejamento
Cartografia
Ano de Publicação: 2013
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD232UnidadesGeoambientaisRegiaoSerrana.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace