Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980223
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 17-Fev-2014
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: FONTANA, A.
LOMBA, L. P. dos S. da
ASSIS, S. R. de
TOWESEND, V. de J.
RIBEIRO, I. da C.
SILVA, M. de F. da.
Informaçães Adicionais: ADEMIR FONTANA, CNPS; LUCAS PACHECO DOS SANTOS DA LOMBA; STÉFANNI RIBEIRO DE ASSIS; VINÍCIUS DE JESUS TOWESEND; ISABELA DA COSTA RIBEIRO; MARCELLE DE FÁTIMA DA SILVA.
Título: Matéria orgânica e a relação com os solos da Reunião Brasileira de Classificação e Correlação: Pantanal e Cerrado do Estado do Mato Grosso do Sul.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2013.
Páginas: 24 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 226).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mato Grosso do Sul
Conteúdo: A matéria orgânica é um importante elemento para a separação e classificação de horizontes dos solos nos diversos sistemas taxonômicos, devido à relação com a morfologia, atributos químicos, físicos e mineralógicos. Este trabalho teve como objetivo avaliar os teores de carbono orgânico e as rações húmicas dos horizontes superficiais e subsuperficiais dos solos da X Reunião Brasileira de Classificação e Correlação. Foram selecionados perfis e nestes, horizontes superficiais e subsuperficias que identificam as classes de solo. Em amostras de terra, foram determinados os teores do carbono orgânico do solo e das frações húmicas. A fração humina predominou, seguido da fração ácidos húmicos nos pedoambientes Salina e Capão (sedimentos arenosos e calcário), enquanto, para os demais pedoambientes a fração humina é seguida da fração ácidos fúlvicos. Exceção com o predomínio das frações alcalinosolúveis no horizonte A2 do perfil MS03 (Capão) e horizontes A2 e Bw1 do perfil MS17 (Planalto). Com base na distribuição das frações húmicas não foi detectado acúmulo das frações alcalinosolúveis para os horizontes subsuperficiais caracterizados como Bh dos perfis MS01 e MS12 (Salina).
Thesagro: Solo
Horizonte
Matéria orgânica
Ano de Publicação: 2013
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD226MateriaOrganicaRCC.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace