Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/967780
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2013
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: SANTOS, R. S.
SILVA, J. C. da
AZEVEDO, H. N. de
Additional Information: RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Josimar Costa da Silva, Uninorte; Hermeson Nunes de Azevedo, Uninorte.
Title: Moscas-das-frutas no Estado do Acre: estado da arte e práticas de estudo .
Publisher: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2013.
Pages: 56 p.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Documentos, 129).
Language: pt_BR
Keywords: Moscas-das-frutas
Acre
Brasil.
Description: As moscas-das-frutas pertencem à família Tephritidae que é uma das maiores dentro da ordem Diptera. Espécimes dessa família estão entre as pragas de maior expressão econômica na fruticultura mundial por atacarem órgãos de reprodução das plantas, frutas com polpas e flores. Atualmente a lista de hospedeiros de moscas-das-frutas ultrapassa 400 espécies de fruteiras. Essa espécie é considerada uma das mais importantes pragas na fruticultura mundial, devido aos grandes danos que causa aos frutos, ao elevado custo de seu controle e por se constituir no maior obstáculo ao livre trânsito de frutos in natura no comércio mundial. No mundo, anualmente, perde-se aproximadamente cerca de 1 bilhão de dólares devido aos danos causados por essas moscas. Além disso, por causa das barreiras fitossanitárias, a presença de espécies de moscas-das-frutas em áreas utilizadas pela fruticultura tem limitado as exportações brasileiras de frutos frescos e um melhor aproveitamento do potencial do País para essa atividade. Na Amazônia, os estudos sobre moscas-das-frutas são escassos e limitados à descrição e ocorrência de espécies e à identificação de seus hospedeiros. Ainda carecem estudos destinados à flutuação populacional de espécies, inimigos naturais e métodos de controle eficientes e racionais. Este manual tem como objetivo sistematizar e disponibilizar conhecimento já estruturado a respeito de moscas-das-frutas, avaliando o estado da arte das pesquisas com esse grupo de insetos no Estado do Acre e apresentando os procedimentos empregados, desde a coleta de frutos em campo, até a obtenção dos adultos dessa espécie, a fim de subsidiar futuros estudos nessa temática e ajudar no avanço da fruticultura acriana.
Thesagro: Fruticultura.
Data Documento: 2013-10-03
ISSN: 0104-9046
Appears in Collections:Série Documentos (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24720.pdf860,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace