Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/966039
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 11-Set-2013
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: DONAGEMMA, G. K.
MACEDO, J. R. de
PRADO, R. B.
SCHULER, A. E.
RANGEL, L. de A.
BALIEIRO, F. de C.
FONTANA, A.
CESÁRIO, F. V.
Informaçães Adicionais: GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; Luana de Almeida Rangel, UFRJ; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; Fernando Vieira Cesário, UFRJ.
Título: Índices de agregação e carbono nos agregados em um latossolo vermelho-amarelo sob diferentes usos de Trajano de Moraes-RJ.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro : Embrapa Solos, 2011.
Páginas: 18 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, n. 198)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agregação
Índices de agregação
Qualidade física do solo
Conteúdo: As propriedades físicas do solo são influenciadas pelos diferentes usos da terra e práticas de manejo. Nesse sentido, quanto maior o revolvimento e a pressão de implementos sobre o solo, maior sua desagregação (menor porcentagem de macroagregados) e a susceptibilidade à erosão. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes usos agrícolas na estabilidade de agregados de um Latossolo Vermelho-Amarelo da bacia Caixa D?Água, município de Trajano de Morais, RJ. Foram coletadas amostras em triplicata e em duas profundidades 0-20 cm e 20-40 cm, no terço superior, médio e inferior da encosta sob mata, pasto, eucalipto, caqui e café. Foi realizada a avaliação da distribuição das classes de tamanho de agregados (2 ? 1 ? 0,5 ? 0,25 ? 0,125 e < 0,125 mm) por via úmida e determinada a estabilidade de agregados, a percentagem de macroagregados e microagregados, o Diâmetro Médio Ponderado (DMP), o Diâmetro Médio Geométrico (DMG) e o Índice de Estabilidade dos Agregados (IEA). Todos os 1 Pesquisador, usos tiveram a maioria dos agregados > 1 mm. O café apresentou menor valor de DMP e DMG na profundidade de 20 ? 40 cm.
Ano de Publicação: 2011
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD198Indicesdeagregacao.pdf415,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace