Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/958947
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FIDALGO, E. C. C.
THOMPSON, D.
LIMA, E. de P.
GONCALVES, A. O.
SCHULER, A. E.
LAUREANO, I. C. M.
Additional Information: ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; Dayse Thompson, Estagiária Embrapa Solos; EVALDO DE PAIVA LIMA, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; Isabelle Cristine Miranda Laureano, Estagiária Embrapa solos.
Title: Estimativa da erosividade nas bacias hidrográficas dos rios Guapi-Macacu e Caceribu.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012.
Pages: 35 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 205).
Language: pt_BR
Keywords: Índices de erosividade
Interpolação espacial.
Description: As perdas de solos ocasionadas por eventos de chuvas não dependem somente da resistência que o solo oferece ao impacto das gotas, mas também da energia cinética da chuva e da intensidade e duração. A influência desses fatores na capacidade da chuva em causar erosão é estimada através de índices de erosividade, sendo mais utilizados dois índices na literatura: EI30 e KE > 25. O presente trabalho teve como objetivo estimar os índices de erosividade com base nos dados pluviométricos de 19 estações e mostrar as distribuições espaciais dos mesmos nas bacias hidrográficas dos rios Guapi- Macacu e Caceribu. Os resultados mostraram que os dois índices apresentaram padrão similar em termos de valores relativos e de distribuição na área de estudo. Os índices apresentaram maiores valores mensais no período de novembro a março que corresponde ao verão, quando é característico ocorrerem chuvas de maiores intensidades, devido ao aumento da temperatura e das movimentações de massas de ar. Ao contrário, os menores valores foram observados nos meses de junho a agosto, período no qual ocorrem chuvas com menores intensidades.
Thesagro: Erosão.
Data Documento: 2013-05-27
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD205Estimativaerosividade.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace