Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/889888
Unidade da Embrapa/Coleção:: Área de Informação da Sede - Prosa Rural (INFOTECA-E)
Data do documento: 27-Mai-2011
Tipo do Material: Prosa Rural (INFOTECA-E)
Título: UNIDADE de cultivo de plantas medicinais e hortaliças: programa 21: Nordeste/Vale do Jequitinhonha.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: PROGRAMA Prosa Rural: Nordeste/Vale do Jequitinhonha: junho. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Corumbá: Embrapa Pantanal, 2011.
Idioma: pt_BR
Notas: Programa de rádio.
Palavras-chave: Espécie exótica
Flora pantaneira
Produtor rural
Conteúdo: O cultivo de plantas medicinais, aromáticas condimentares e ornamentais, mediante princípios agroecológicos se apresenta, a cada dia, como uma das atividades de grande potencial ao desenvolvimento local de forma sustentável. E no Pantanal não é diferente: a riqueza da flora pantaneira, que atrai turistas de todo o mundo, tem despertado, nos últimos anos, o interesse também de pesquisadores. A Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) atualmente desenvolve diversos trabalhos de pesquisa com plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Outros estudos fitoquímicos, agronômicos e ecológicos estão sendo realizados em espécies nativas e exóticas potenciais provenientes tanto da flora pantaneira quanto de cultivo, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária ? Infraero, Superintendência de Corumbá-MS, e com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Corumbá-MS. Espécies aromáticas, normalmente apícolas, como a erva-limão, capim-carona, malva-branca, hortelã-brava, entre outras, estão sendo pesquisadas a respeito da produção e composição de seus óleos essenciais. Além das pesquisas desenvolvidas em laboratório, a equipe de pesquisadores tem realizado diversas ações de transferência de tecnologia para os produtores rurais da região, por meio de oficinas, palestras e dias de campo. O pesquisador da Embrapa Pantanal, Marçal Henrique Amici Jorge, fala sobre esse trabalho. Os projetos de pesquisa mantém canteiros experimentais em parceria com Infraero e Apae em Corumbá. Essas Unidades demonstrativas têm três enfoques: científico, técnico e social. Dentro do compromisso social, o que é produzido nos campos experimentais é doado para consumo da Apae e outras instituições beneficentes. Na Apae as próprias crianças assistidas têm a chance de cuidar dos vegetais.
Thesagro: Planta medicinal
Hortaliça
Planta aromática
Planta para condimento
Espécie nativa
Òleo essencial
Transferência de tecnologia
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Prosa Rural (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PGM21NORDESTEUnidadedecultivodeplantasmedicinaisehortalicas.mp38,8 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace