Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/889558
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Mai-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RIBEIRO, S. I.
SILVA, E. G. da
RIBEIRO, N. S. V.
Informaçães Adicionais: SYDNEY ITAURAN RIBEIRO, Pesquisador aposentado do CPATU; ELIANA GOMES DA SILVA, Estagiária do CPATU; NORMA SUELY VALENTE RIBEIRO, Estagiária do CPATU.
Título: Desempenho de laranjeiras em Capitão Poço, PA.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2006.
Páginas: 16 p.
Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 57).
Idioma: pt_BR
Notas: Versão eletrônica. 1ª impressão: 2009.
Palavras-chave: Citros
Fruticultura
Laranjeira
Comportamento
Variedade.
Conteúdo: O estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de 13 variedades de laranjeiras (Citrus sinensis (L.) osbeck) nas condições edafoclimáticas de Capitão Poço, PA, a fim de selecionar aquelas superiores para caracteres de interesse agronômico e econômico. O trabalho foi desenvolvido em solo tipo Latossolo Amarelo distrófico, clima tipo Ami da classificação de Köppen, sendo avaliadas as variedades de laranjeiras, PêraD6; Sunstar; Pinneaple; Parson Brown; Westin; Gardner; BaianinhaIAC79; Valênciacnpmf27; Natalcnpmf112; Salustiana; Rubi; Midsweet; e Seleta. Os dados foram coletados em plantas com 4 anos de idade, sendo estes: produção de frutos por planta e por safra; peso do fruto e do suco; espessura da casca e diâmetros transversal; e longitudinal do fruto. Do suco, determinaram-se a acidez total titulável, sólidos solúveis totais, pH e relação sólidos solúveis totais/acidez total titulável. Detectaram-se diferenças significativas (p<0,05) para produção de frutos e espessura de casca, e altamente significativas (p<0,01) para peso do fruto e do suco e diâmetros transversal e longitudinal. Os resultados demonstraram que as cultivares se adaptaram bem às condições edafoclimáticas da região produtora de Capitão Poço, e que é possível produzir, na região, frutos que possam ser destinados a indústrias processadoras de suco concentrado e congelado, e que as laranjeiras Westin, BaianinhaICA 79, Pinneaple e Rubi poderão compor os sistemas de produção, cujo destino seja produzir frutos para o mercado de consumo "in natura".
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORIENTALBPD57.pdf27,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace