Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/884580
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 31-Mar-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: NOGUEIRA, S. F.
QUARTAROLI, C. F.
GREGO, C. R.
ANDRADE, R. G.
HOLLER, W. A.
VIDAL, D. M.
Informaçães Adicionais: SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; WILSON ANDERSON HOLLER, CNPM; DAIANA MORELLI VIDAL, Bolsista CNPM.
Título: Estimativa do estoque de carbono no solo em sistemas de produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010.
Páginas: 31 p.
Série: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 14).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cana-de-açúçar
Estoque de carbono
Geoprocessamento
Cana-crua
Cana queimada
Expansão
Estado de São Paulo
Conteúdo: Os estoques de carbono orgânico no solo (COS) por hectare em áreas com cana-de-açúcar em 2003 e 2007 foram estimados em região produtora do Estado de São Paulo envolvendo áreas com tradição no cultivo da cana-de-açúcar e áreas de expansão recente. A região caracteriza-se pela crescente mecanização da colheita nos últimos anos, evitando a queima da palhada e possibilitando sua deposição sobre o solo, contribuindo para o aumento dos estoques de COS. Para a estimativa do COS foram utilizados mapas digitais de solo, de biomas e das áreas produtoras em 2003 e 2007. As áreas produtoras foram divididas em unidades cartográficas segundo a combinação de solos, biomas e forma de colheita que apresentavam. Os valores de COS foram estimados para cada unidade cartográfica pela aplicação de fatores publicados em literatura que correlacionavam o estoque de COS aos solos, biomas e forma de colheita da cana. Posteriormente, para cada município da região, obteve-se o estoque médio de COS por hectare nas áreas produtoras em 2003 e 2007. Mapas coropléticos com os valores de COS por município foram elaborados, assim como mapa com dados municipais de quantidade produzida, área colhida total e área colhida com cana crua. Os menores valores de estoque de COS por hectare em 2003 foram observados em municípios das porções oeste e central da área de estudo, onde predominam Argissolos em áreas do Bioma Mata Atlântica, combinação solo/bioma com menor potencial para o acúmulo de COS. Os municípios com os maiores valores de COS também estavam situados em áreas do Bioma Mata Atlântica, porém com predominância de Latossolos, restringindo-se a poucos municípios próximos aos rios Grande e Tietê na porção oeste da área de estudo. Valores intermediários de COS ocorreram em municípios situados em áreas do Bioma Cerrado, na porção leste da área de estudo, com predomínio de Latossolos. O estoque médio de COS por hectare em áreas colhidas com cana-de-açúcar era de 29,66 Mg ha-1 em 2007 e 27,80 Mg ha-1 em 2003. Esses valores correspondem a um incremento de 1,86 Mg ha-1 ou 6,69% no período 2003-2007. A introdução da colheita da cana-de-açúcar sem a queima da palha foi a principal responsável pelo aumento dos estoques de COS.
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 1806-3322
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD14.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace