Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/883265
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 28-Mar-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SILVA, E. F. da
MACEDO, J. R. de
CAPECHE, C. L.
MELO, A. da S.
DART, R. de O.
LEAL, I. F.
LEITÃO, K.
OLIVEIRA, C. C.
Informaçães Adicionais: ENIO FRAGA DA SILVA, CNPS; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; CLAUDIO LUCAS CAPECHE, CNPS; ADOILDO DA SILVA MELO, CNPS; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS; Isaias F. Leal, Bolsista Embrapa Solos; Khetlen Leitão, Bolsista Embrapa solos; Clooer C. Oliveira, Bolsista embrapa solos.
Título: Aptidão Agrícola e adequação de uso das terras do assentamento-acampamento Sebastião Lan I e II.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
Páginas: 34 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 207).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Aptidão agrícola
Solos tiomórficos
Organossolos
Gleissolos
Conteúdo: A Aptidão Agrícola e Adequação de Uso das Terras do Assentamento- Acampamento Sebastião Lan I e II faz parte do Projeto ?Caracterização Pedológica e Recomendações de Manejo das Áreas do Assentamento- Acampamento Sebastião Lan I e II?, do convênio entre o INCRA e a Embrapa Solos. A área situa-se no município de Silva Jardim-RJ, entre as coordenadas geográficas 22°32?30" e 22°35?30" de latitude Sul e 42°15?00" e 42°11?00" de longitude Oeste, com aproximadamente 2.000 ha. As principais classes de solos são: Cambissolos Háplicos, Gleissolos Háplicos, Gleissolos Tiomórficos e Organossolos Tiomórficos. A Aptidão Agrícola das Terras dominante na área é a classe 6, sem aptidão para uso agrícola e indicada para preservação da fauna e da flora, ocupando 58,1%. Os impedimentos principais desses solos são: ocorrência generalizada de alumínio trocável em níveis tóxicos; ocorrência localizada, porém frequente, de caráter tiomórfico; intensa oxidação da matéria orgânica; acidez generalizada da água e do solo, carência generalizada de nutrientes e excesso de água. As terras com aptidão Regular para lavouras, referentes às classes 2(a)bc e 2abc, ocupam 24,2% da área. As terras enquadradas como classe 4(p), Restrita para pastagem plantada, ocupam 13,6%. Em termos de Adequação de Uso, 60,5% da área não são indicadas para uso agrícola, sendo 56,1% Inaptas e 4,4% de Reserva Legal. As áreas Aptas perfazem apenas 27% e as áreas Restritas 11,3% de Sebastião Lan. O manejo do solo deverá, obrigatoriamente, incluir o manejo do lençol freático por meio de comportas, minimizando os efeitos da sulfatação da área, necessitando de maiores estudos para a compreensão do comportamento de culturas sob tais condições.
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD207AptidaoAssentamentoLanIeLanII.pdf5,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace