Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882582
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 24-Mar-2011
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: MARTINHO, P. R. R.
HOLLER, W. A.
MIRANDA, E. E. de
SPADOTTO, C. A.
Informaçães Adicionais: PAULO ROBERTO RODRIGUES MARTINHO, CNPM; WILSON ANDERSON HOLLER, CNPM; EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, CNPM; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, CNPM.
Título: Método de extração de informações para monitoramento da ocupação das terras por grandes obras de infraestruturas a partir de imagens de satélite de alta resolução.
Fonte/Imprenta: Campinas, SP: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010.
Páginas: 21 p.
Série: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 80).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Monitoramento orbital.
Conteúdo: A tecnologia de sensoriamento remoto é uma das mais importantes fontes de informação para subsídios na identificação e no monitoramento de mudanças na cobertura da Terra. Objeto dessa tecnologia, a classificação supervisionada, por meio do algoritmo da máxima verossimilhança, tem sido um dos métodos mais utilizados para a extração de informações, principalmente em imagens de média resolução espacial. Utilizando parâmetros estatísticos, esse algoritmo pressupõe a ponderação das distâncias entre as médias dos níveis digitais das classes. Este trabalho objetivou a aplicação desse algoritmo em imagem de satélite de alta resolução. Para isso, foi necessário minimizar a intensidade de informações disponibilizadas por esses sensores, alterando a resolução espacial para 4 m e a radiométrica para 8 bit e, ainda, fazer uma filtragem pós-processamento. O presente trabalho, parte integrante de um projeto de monitoramento orbital de grandes obras de engenharia em infraestrutura, avaliou um método para a extração de informações para o monitoramento dessas obras, inseridas em meio rural ou urbano. A finalidade desse procedimento é subsidiar a análise da dinâmica de desenvolvimento dessas obras em relação a situações precedentes, assim como a possíveis intervenções no seu entorno. O projeto de monitoramento dessas obras utiliza imagens de satélites de vários sensores de alta resolução espacial, captadas em diferentes datas. No entanto, a aplicação do método apresentado neste trabalho exemplifica a utilização de imagem do satélite Ikonos 2 em uma única data. Para a imagem Ikonos 2, foi obtido um índice Kappa geral de 0,84 e apenas a classe caracterizada como Pastagem apresentou concordância relativamente mais baixa (0,71) em comparação a outras classes, mas ainda assim considerada uma boa classificação. Diante disso, a padronização proposta com a finalidade de minimizar as informações em imagens de alta resolução juntamente com o algoritmo da máxima verossimilhança e a posterior filtragem mostraram-se eficientes como suporte para a avaliação da ocupação das terras tomadas pelas obras (área de influência direta) e do seu entorno.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
Ano de Publicação: 2010
ISBN: 0103-78110
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc80.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace