Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882573
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 24-Mar-2011
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: TORRESAN, F. E.
Informaçães Adicionais: FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM.
Título: Caracterização da diversidade de espécies de aves em paisagens agrícolas: estudo de caso nas culturas de cana-de-açúcar, laranja, eucalipto e em pastagens.
Fonte/Imprenta: Campinas, SP: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2010.
Páginas: 43 p.
Série: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 79)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Avifauna
Biodiversidade
Ecologia
Conteúdo: Historicamente, a expansão de atividades agropecuárias sobre áreas naturais é considerada uma das principais ameaças à biodiversidade. Desmatamentos, uso do fogo, superpastoreio, monocultura, mecanização intensiva e uso indiscriminado de agrotóxicos diminuem a diversidade da flora e da fauna (RAMBALDI; OLIVEIRA, 2003). Por outro lado, muitas áreas consideradas de grande valor para a conservação da biodiversidade estão inseridas em um mosaico de fragmentos de remanescentes naturais intercalados em uma matriz predominantemente constituída por áreas agrícolas, onde muitas espécies da fauna silvestre encontram recursos necessários para sua sobrevivência enquanto outras não conseguem adaptar-se e acabam sofrendo ameaças até serem regionalmente extintas. A incorporação de conceitos e tecnologias inovadoras na agropecuária, como a agricultura orgânica, a redução e eliminação de agrotóxicos e do uso do fogo, além da manutenção de remanescentes de fragmentos florestais nativos são práticas que poderiam favorecer o incremento da biodiversidade local e, consequentemente, a sustentabilidade ambiental das atividades agrícolas.
Ano de Publicação: 2010
ISBN: 0103-78110
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc79.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace