Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/881331
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2010
Type of Material: Livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: PENTEADO, S. do R. C.
IEDE, E. T.
REIS FILHO, W.
BARBOSA, L. R.
STRAPASSON, P.
LINZMEIER, A. M.
CASTRO, C. F. de
Additional Information: SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; EDSON TADEU IEDE, CNPF; WILSON REIS FILHO, Pesquisador da Epagri; LEONARDO RODRIGUES BARBOSA, CNPF; PRISCILA STRAPASSON, Laboratorista da Funcema; ADELITA MARIA LINZMEIER, Bolsista CNPq; CAMILA FEDIUK DE CASTRO, Bolsista CNPq.
Title: Insetos florestais de importância quarentenária para o Brasil: guia para seu reconhecimento.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2010.
Pages: 82 p.
Language: pt_BR
Description: Nos últimos anos, devido ao crescente intercâmbio mundial de mercadorias, a propagação de pragas em espécies florestais aumentou notavelmente, causando muitas perdas ao setor florestal. A introdução, estabelecimento e dispersão de pragas florestais são favorecidos por diversos fatores, como: presença de plantações monoespecíficas com alta densidade de plantas, plantios mal manejados, localizados em áreas inadequadas e presença de plantios clonais. Estas pragas podem ser veiculadas tanto em materiais de propagação (sementes, mudas e estacas), como em madeira. Neste caso, as madeiras utilizadas em embalagens e suporte de mercadorias, bem como aquelas utilizadas na acomodação de cargas (madeira de estiva) em diferentes meios de transporte, constituem uma via eficaz para a dispersão, ingresso e estabelecimento de pragas florestais quarentenárias, as quais podem afetar negativamente a produção e a exportação de produtos florestais. Para garantir a sanidade florestal brasileira e prevenir o ingresso de tais pragas, são necessários a fiscalização e o monitoramento constantes, principalmente nos locais de ingresso de mercadorias. Este manual tem como finalidade, auxiliar no reconhecimento de insetos florestais de importância quarentenária, contribuindo para que a constatação destes agentes seja feita imediatamente, melhorando a eficiência no controle quarentenário de pragas florestais.
Thesagro: Floresta
Inseto
Praga Quarentenária.
Praga de Planta
Data Documento: 2011-03-17
ISBN: 978-85-89281-44-7
Appears in Collections:Livro técnico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Insetosflorestais.pdf30,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace