Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/875042
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 31-Jan-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MACHADO, J. R. de A.
GUIMARAES, L. J. M.
GUIMARAES, P. E. O.
PACHECO, C. A. P.
MEIRELLES, W. F.
PARENTONI, S. N.
SILVA, A. R. da
EMYGDIO, B. M.
TEIXEIRA, M. C. C.
Informaçães Adicionais: JANE RODRIGUES DE ASSIS MACHADO, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; WALTER FERNANDES MEIRELLES, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS; ADELMO RESENDE DA SILVA, CNPMS; BEATRIZ MARTI EMYGDIO, CPACT; MAURO CESAR CELARO TEIXEIRA, CNPT.
Título: Adaptabilidade e estabilidade de híbridos de milho para região subtropical via modelos mistos.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2010.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 25).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O Ensaio Elite Sul vem sendo conduzido desde a década de 90 em vários locais representativos da região subtropical. O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho, a adaptabilidade e a estabilidade de híbridos de milho avaliados no ensaio Elite Sul pela metodologia de modelos mistos. Os ensaios foram em 15 ambientes com número variável de tratamentos. Todos em delineamento látice, com duas linhas de cinco metros, espaçamento entre linhas de 0,80m e duas repetições. Para as análises de adaptabilidade e estabilidade, foram utilizados os dados de rendimento de grão, corrigidos para 13% de umidade, e aplicada a metodologia de Modelos Lineares Mistos seguindo o modelo 52 do software SELEGEN-REML/BLUP. Considerando-se os valores genotípicos e capitalizando-se a interação média entre genótipos e ambiente (u+g+ge) os híbridos Maximus, 1I1002, 1I998, 2F633 5 e 1G748 5 foram os melhores. Houve completa concordância na seleção dos cinco híbridos de melhor desempenho, entre os valores genotípicos e MHPRVG (medida concomitante de produtividade, adaptabilidade e estabilidade).
Thesagro: Milho
Zea mays
Melhoramento genético vegetal
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bol25.pdf8,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace