Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/872684
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 11-Jan-2011
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: GONCALVES, R. C.
ALVARES, V. de S.
CARTAXO, C. B. da C.
WADT, L. H. de O.
SOUZA, J. M. L. de
LIMA, A. C. de
COSTA, D. A. da
GIACOMELLI, M.
MAGALHÃES, K. da S.
MADRUGA, A. L. S.
Informaçães Adicionais: RIVADALVE COELHO GONCALVES, CPAF-AC; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; CLEISA BRASIL DA CUNHA CARTAXO, CPAF-AC; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; ANGÉLICA COSTA DE LIMA, Bolsista Embrapa Acre; DAVID AQUINO DA COSTA, Bolsista da Embrapa Acre; MUREL GIACOMELLI, Bolsista Embrapa Acre; KÉTILA DA SILVA MAGALHÃES, Bolsista Embrapa Acre; AILSON LUIZ SUDAN MADRUGA, CPAF-AC.
Título: Secador estacionário a ar aquecido forçado artificialmente: inovação tecnológica na secagem de sementes de castanheira-da-amazônia (Bertholletia excelsa).
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2010.
Páginas: 4 p.
Série: (Embrapa Acre. Comunicado técnico, 174).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Castanha do brasil
Secador estacionário
Calidad de la fruta
Aflatoxinas
Secagem natural
Nuez del Brasil
Secadores de convección
Micotoxinas
Temperatura de secado.
Cáscaras de fruta
Conteúdo: Bertholletia excelsa Bonpl., também conhecida como castanheira-do-brasil, castanheira-do-pará e castanheira-da-amazônia, é uma árvore que ocorre naturalmente em grande parte da Amazônia. Entretanto, a presença de aflatoxinas B1, B2, G1 e G2 de Aspergillus spp. em amostras de castanha-do-brasil com casca e sem casca, em níveis superiores àqueles considerados seguros por países importadores, tem limitado as exportações desse produto, além de restringir o mercado interno. A presença dessas aflatoxinas nas castanhas depende da infecção e colonização dos tecidos da semente por fungos Aspergillus spp. Níveis de fatores ambientais próximos aos favoráveis à produção de aflatoxinas são encontrados na Floresta Amazônica, durante a época de queda dos frutos e colheita das sementes, devido ao clima equatorial úmido com temperatura média de 26 °C e umidade relativa do ar entre 80% e 95%. Desse modo, a secagem de sementes destinadas à alimentação humana que se encontram naturalmente com alto teor de umidade é fundamental para evitar a alta incidência de sementes colonizadas por fungos potenciais produtores de aflatoxinas. Com o objetivo de disponibilizar uma tecnologia propícia para a secagem de sementes no local de coleta que tiver energia hidroelétrica ou por motor estacionário, foi estudada na Embrapa Acre a eficiência de três secadores de sementes de castanheira-da-amazônia, sendo dois por convecção natural de ar à sombra e ao sol, respectivamente, e um secador a ar aquecido forçado artificialmente (SAAA).
Thesagro: Fruto
Aflatoxina.
Micotoxina
Aspergillus flavus
Contaminação fúngica
Resistência a temperatura
Secagem artificial
Propriedade físico-química
Casca
Qualidade
Bertholletia excelsa
Castanha do pará
NAL Thesaurus: Aflatoxins.
Brazil nuts
Fruit quality
Fungi
Drying temperature
Convection dryers
Mycotoxins
Fruit peels
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 0100-8668
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT174.pdf343,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace