Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/872684
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 11-Jan-2011
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: GONCALVES, R. C.
ALVARES, V. de S.
CARTAXO, C. B. da C.
WADT, L. H. de O.
SOUZA, J. M. L. de
LIMA, A. C. de
COSTA, D. A. da
GIACOMELLI, M.
MAGALHÃES, K. da S.
MADRUGA, A. L. S.
Informaçães Adicionais: RIVADALVE COELHO GONCALVES, CPAF-AC; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; CLEISA BRASIL DA CUNHA CARTAXO, CPAF-AC; LUCIA HELENA DE OLIVEIRA WADT, CPAF-AC; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; ANGÉLICA COSTA DE LIMA, Bolsista Embrapa Acre; DAVID AQUINO DA COSTA, Bolsista da Embrapa Acre; MUREL GIACOMELLI, Bolsista Embrapa Acre; KÉTILA DA SILVA MAGALHÃES, Bolsista Embrapa Acre; AILSON LUIZ SUDAN MADRUGA, CPAF-AC.
Título: Secador estacionário a ar aquecido forçado artificialmente: inovação tecnológica na secagem de sementes de castanheira-da-amazônia (Bertholletia excelsa).
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2010.
Páginas: 4 p.
Série: (Embrapa Acre. Comunicado técnico, 174).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Castanha do brasil
Secador estacionário.
Conteúdo: Bertholletia excelsa Bonpl., também conhecida como castanheira-do-brasil, castanheira-do-pará e castanheira-da-amazônia, é uma árvore que ocorre naturalmente em grande parte da Amazônia. Entretanto, a presença de aflatoxinas B1, B2, G1 e G2 de Aspergillus spp. em amostras de castanha-do-brasil com casca e sem casca, em níveis superiores àqueles considerados seguros por países importadores, tem limitado as exportações desse produto, além de restringir o mercado interno. A presença dessas aflatoxinas nas castanhas depende da infecção e colonização dos tecidos da semente por fungos Aspergillus spp. Níveis de fatores ambientais próximos aos favoráveis à produção de aflatoxinas são encontrados na Floresta Amazônica, durante a época de queda dos frutos e colheita das sementes, devido ao clima equatorial úmido com temperatura média de 26 °C e umidade relativa do ar entre 80% e 95%. Desse modo, a secagem de sementes destinadas à alimentação humana que se encontram naturalmente com alto teor de umidade é fundamental para evitar a alta incidência de sementes colonizadas por fungos potenciais produtores de aflatoxinas. Com o objetivo de disponibilizar uma tecnologia propícia para a secagem de sementes no local de coleta que tiver energia hidroelétrica ou por motor estacionário, foi estudada na Embrapa Acre a eficiência de três secadores de sementes de castanheira-da-amazônia, sendo dois por convecção natural de ar à sombra e ao sol, respectivamente, e um secador a ar aquecido forçado artificialmente (SAAA).
Thesagro: Secagem natural
Secagem artificial
Resistência a temperatura
Contaminação fúngica
Aspergillus flavus
Micotoxina
Aflatoxina.
Casca
Qualidade
Bertholletia excelsa
Fruto
Propriedade físico-química
Castanha do pará
NAL Thesaurus: Convection dryers
Brazil nuts
Fruit quality
Fungi
Drying temperature
Mycotoxins
Aflatoxins
Nuez del Brasil
Calidad de la fruta
Secadores de convección
Temperatura de secado
Micotoxinas
Aflatoxinas.
Fruit peels
Cáscaras de fruta
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 0100-8668
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT174.pdf343,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace