Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/855764
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2005
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: COSTA, J. R. P. F. da
TOSTO, S. G.
BRANDAO, E. S.
ZAMBERLAN, F.
SILVA, G. O.
MACEDO, J. R. de
Informaçães Adicionais: JULIO ROBERTO PINTO F DA COSTA, CNPS; SERGIO GOMES TOSTO, CNPS; ELIZABETH SANTOS BRANDAO, CNPS; FÁBIO ZAMBERLAN, UFRJ; GENEROSA OLIVEIRA SILVA, UFRJ; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS.
Título: Saúde, meio ambiente e condições sanitárias em São José de Ubá, como fatores de sustentabilidade.
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2005.
Páginas: 30 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 77).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Condições sanitárias
São José de Ubá.
Conteúdo: O levantamento socioeconômico previsto no projeto Gestão Participativa da Microbacia Hidrográfica do Rio São Domingos - GEPAR-MBH utilizou uma abordagem participativa, de forma a engajar as comunidades locais na pesquisa de sua realidade, e possibilitar uma efetiva ação para a melhoria de seus problemas. Nesta abordagem, o desenvolvimento comunitário é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Considera-se que uma comunidade consciente e organizada estará capacitada a utilizar, de forma igualmente organizada, seus recursos naturais, minimizando a pressão sobre o meio. Nesse sentido, aplicou-se um questionário abrangente, e foi possível verificar o quanto as questões de saúde, meio ambiente e condições sanitárias eram relevantes, tanto para as questões práticas da vida quotidiana das comunidades, quanto para a compreensão técnico-científica dos processos sociais rurais que afetam a microbacia em questão. Com o tratamento estatístico dos dados e a discussão de seus resultados, observou-se diversas necessidades, as quais puderam ser incorporadas à caracterização socioeconômica. Em coerência com o enfoque participativo, os resultados foram transmitidos às lideranças das vilas trabalhadas, onde, nesse e em outros pontos, observa-se um incremento de seu protagonismo, na busca de melhores condições de vida, em sintonia com a preservação do meio ambiente.
Thesagro: Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente
Saúde Pública.
NAL Thesaurus: Public health.
Sustainable development
Ano de Publicação: 2010-06-21
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd77saudesaojoseuba.pdf290,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace