Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/855267
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 16-Jun-2010
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: BALIEIRO, F. de C.
PASSOS, R. R.
POLIDORO, J. C.
CANTARUTTI, R. B.
Informaçães Adicionais: FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; RENATO RIBEIRO PASSOS, UFES; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; REINALDO B. CANTARUTTI, UFV.
Título: Avaliação do método do salicilato para determinação de amônio em extratos de solos minerais.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2007.
Páginas: 22 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 133).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Nitrogênio do solo
Análise de solo
Complexo azul-esmeralda
Kjeldhal
Conteúdo: O método do salicilato para determinação de amônio em extratos de solo e água tem se mostrado uma alternativa prática e eficiente, embora pouco difundida e utilizada em laboratórios de rotina de análise de solo. Este trabalho objetivou avaliar o potencial desse método na determinação de NH4+ em extratos de solos brasileiros, comparativamente ao método padrão de Kjeldhal. Numa primeira fase, foram feitas avaliações dos fatores: luminosidade (luz natural e escuro), temperatura (ambiente, 37 e 70oC) e tempo de reação (20, 40, 60, 120 e 180 min) no desenvolvimento do complexo azul-esmeralda. Num segundo momento, após padronização da marcha analítica, procederam-se a extração do NH4+ em 12 solos brasileiros de diferentes naturezas e a sua determinação pelos métodos supracitados. As avaliações indicaram que a temperatura ambiente e a luminosidade natural não interferiram acentuadamente nas determinações de amônio de curvas- padrão. Porém a temperatura de 37°C reduziu o tempo para desenvolvimento de cor azul-esmeralda deste método para 60 min, permitindo ainda maior estabilidade da absorbância. Embora o método do salicilato modificado tenha permitido boa correlação com o método de Kjeldhal, foi observada uma capacidade diferenciada de recuperação de amônio em função do aumento de sua concentração no extrato, sendo essa interferência maior para o solo com maior teor de argila e matéria orgânica. Recomenda-se mais estudos com o método para que as interferências observadas sejam sanadas.
Ano de Publicação: 2007
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd133metodosalicilato.pdf232,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace