Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/853369
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 17-Mai-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: KICHEL, A. N.
COSTA, J. A. A. da
ALMEIDA, R. G. de
Informaçães Adicionais: ARMINDO NEIVO KICHEL, CNPGC; JOSE ALEXANDRE AGIOVA DA COSTA, CNPGC; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC.
Título: Cultivo simultâneo de capins com milho na safrinha: produção de grãos, de forragem e de palhada para plantio direto.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 24 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 177).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Integração lavoura-pecuária
Grãos - produção de.
Conteúdo: Em Mato Grosso do Sul, as culturas econômicas cultivadas no período de outono-inverno chegam a ocupar cerca de 50% da área cultivada com soja e milho no verão, e o cultivo de milho safrinha corresponde a mais de 80% dessa área. Em sistemas de integração lavoura-pecuária, o milho safrinha tem sido utilizado em consórcio com capins, visando à produção de forragem e de palhada para plantio direto, com várias alternativas de implantação desse consórcio, dependendo do objetivo do sistema de produção. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar diferentes capins (xaraés, piatã, massai, tanzânia e mombaça) em consórcio com milho safrinha, associados a diferentes níveis de supressão do capim com herbicidas (sem supressão, baixa supressão e alta supressão), visando a alternativas para produção de grãos, forragem e palhada para plantio direto. Para produção de forragem para ensilagem, os métodos de supressão do capim e o consórcio com capim-mombaça apresentaram menor rendimento de biomassa total. Para produção de grãos, os consórcios com os capins piatã, massai e tanzânia apresentaram maior rendimento. A baixa supressão dos capins proporcionou aumento médio no rendimento de grãos de 393 kg/ha, além de menor custo de aplicação dos herbicidas. Após 100 dias da colheita do milho, em caso de baixa supressão dos capins, não houve diferença para produção de pasto/palhada, entretanto, na ausência da supressão dos capins, observou-se maior massa seca de forragem no consórcio com capim-mombaça, seguido pelos capins tanzânia e xaraés e, com menor rendimento, os capins piatã e massai.
Thesagro: Brachiaria
Gramínea Forrageira
Milho
Pastagem
Panicum Maximum
Plantio Direto
Silagem
Sistema de Cultivo.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC177.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace