Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/853368
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 17-Mai-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: ALBERTINI, T. Z.
MEDEIROS, S. R. de
TORRES JUNIOR, R. A. de A.
LANNA, D. P. D.
Informaçães Adicionais: Tiago Zanetti Albertini, Doutorando em Ciência Animal e Pastagens, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Esalq/USP, Piracicaba; SERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, CNPGC; ROBERTO AUGUSTO DE A TORRES JUNIOR, CNPGC; Dante Pazzanese D. Lanna, professor livre-docente do Departamento de Zootecnia, Esalq/USP, Piracicaba, SP.
Título: Como obter dados e gerar curvas de lactação de vacas de corte — modelo CLV Corte.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 36 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 176).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Modelo CLV Corte.
Conteúdo: Existem poucos dados de produção de leite de vacas de corte na literatura, provavelmente, em função da dificuldade em se medir essa variável. O presente documento visa a incentivar a obtenção desse dado fundamental para entender a eficiência da fase de cria, segmento do ciclo completo em que há o maior dispêndio de energia na produção de carne. Para isso, na primeira parte, é descrita, em detalhes, uma metodologia para se obterem dados de produção de leite de vacas de corte com o uso de ordenhadeira mecânica. Informações sobre o número de pontos avaliados, uso de ocitocina, importância de dados de composição do leite e todos os aspectos relevantes para uma boa mensuração da produção de leite são abordados. Um modelo para a determinação das curvas de lactação e de seus parâmetros, programado em Excel e que é parte integrante deste documento (CLV Corte.xls), é descrito e informações para seu uso são fornecidas. O usuário deste documento, portanto, tem condições de fazer mensurações adequadas da produção de leite de vacas de corte e obter as estimativas de produção e da curva de lactação de forma automática, pelo modelo fornecido.
Thesagro: Curva de Lactação
Produção Leiteira
Vaca de Corte.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC176.pdf8,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace