Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812541
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 7-Jan-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: PEREIRA, R.A.C.
RESENDE, E.K. de
Informaçães Adicionais: Rosana Aparecida Cândido Pereira, IBAMA/MS; Emiko Kawakami de Resende, Embrapa Pantanal.
Título: Alimentação de Gymnotus cf. carapo (Pisces: Gymnotidae) e suas relações com a fauna associada às macrófitas aquáticas no Pantanal, Brasil.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.
Páginas: 51 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa, 68)
Idioma: pt_BR
Notas: Formato eletrônico
Palavras-chave: Dieta alimentar
planície de inundação
rio Negro.
Conteúdo: Foi analisada a alimentação da tuvira, Gymnotus cf. carapo e as possíveis relações com a fauna associada às raízes das macrófitas aquáticas, os parâmetros físicos e químicos da água e o teor de matéria orgânica retido nas raízes das macrófitas, na planície de inundação do baixo rio Negro, Mato Grosso do Sul. As ordens Insecta, Cladocera, Rotifera e Gastropoda foram os recursos alimentares predominantes nas raízes das macrófitas. As tuviras do Pantanal do baixo rio Negro são carnívoras generalistas e alimentam-se seletivamente da fauna associada às raízes de macrófitas aquáticas. A alimentação é baseada em invertebrados, dentre os insetos, Ephemeroptera e Odonata foram os recursos alimentar preferidos, seguido de Cladocera. São encontradas freqüentemente nos estandes de macrófitas capazes de reter altos teores de matéria orgânica em suas raízes ou em baceiros, nos ambientes onde há conexão com o rio principal e em profundidades inferiores a 120cm. Pela sua história filogenética, é uma espécie encontrada em condições físico-química de águas bem diversificada.
Thesagro: Peixe.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP68.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace