Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/811099
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 18-Ago-2004
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SANTOS, S. A.
COSTA, C.
POTT, A.
CRISPIM, S. M. A.
SORIANO, B. M. A.
ALVAREZ, J. M.
ORTIZ, A. G.
Informaçães Adicionais: Embrapa Pantanal (Corumbá, MS); UNESP-FMVZ. Campus de Botucatu, SP; Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS).
Título: Grau de preferência e índice de valor forrageiro das pastagens nativas consumidas por bovinos no Pantanal.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2003.
Páginas: 43 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 49).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bovine
Pasture
Quality.
Conteúdo: Os bovinos são criados em sistema de pastejo contínuo no Pantanal, onde tem a oportunidade de selecionar as espécies forrageiras, cuja qualidade das pastagens depende da proporção das espécies forrageiras preferidas. Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de preferência das forrageiras, bem como avaliar o índice de valor forrageiro das áreas de campo limpo e baixadas da fazenda Nhumirim, subregião da Nhecolândia, Pantanal. Em uma unidade de pastejo da fazenda Nhumirim foram efetuados o levantamento das espécies existentes e observação direta do comportamento de consumo por bovino, com o intuito de classificar as espécies da seguinte forma: preferida (P), desejável (D) e indesejável (I). Considerando a quantidade relativa de espécies P, D e I nas áreas de campo limpo e baixadas calculou-se o índice de valor forrageiro (IVF) mensal para cada sítio de pastejo. Simulações no programa Phygrow foram feitas para IVF usando variáveis obtidas em diferentes anos (normal, cheio e seco). Foram identificadas 286 espécies com seus respectivos graus de preferência, freqüência e acessibilidade. Das espécies existentes na área, apenas 15% foram classificadas como preferida. O IVF foi variável entre anos e entre fitofisionomias. Na classificação do grau de preferência das espécies forrageiras devem ser considerados diversos fatores, entre os quais o estágio de crescimento e a disponibilidade.
Thesagro: Bovino
Dieta
Pastagem
Qualidade.
NAL Thesaurus: Pantanal
diet.
cattle
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP49.pdf415,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace