Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/811016
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 12-Abr-2004
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: CRISPIM, S. M. A.
SORIANO, B. M. A.
BRANCO, O. D.
Informaçães Adicionais: Embrapa Pantanal (Corumbá, MS).
Título: Regeneração de espécies herbáceas nativas pós-queima em área de reserva, sub-região da Nhecolândia, Pantanal, MS.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2003.
Páginas: 5 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Circular Técnica, 42).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Grass
Native pasture.
Conteúdo: O Pantanal ocupa aproximadamente 4,2% do território nacional, segundo o Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai - PCBAP, sendo reconhecidamente um dos Biomas mais importantes do Planeta, quer pela sua biodiversidade enquanto produtividade natural. A vegetação do Pantanal recebeu influência de outras regiões, como Chaco, Cerrado, Floresta Amazônica e Mata Atlântica. A pecuária de corte, em regime extensivo, é a principal atividade econômica da região. O fogo é uma ferramenta de manejo bastante utilizada no Pantanal, com o intuito de eliminar principalmente as gramíneas não consumidas pelos bovinos (capins duros e secos), plantas invasoras e também pequenos arbustos distribuídos nos campos. Sabe-se que o fogo acidental é prejudicial para a fauna e a flora, sendo de maior gravidade em áreas vedadas com um grande acúmulo de biomassa. O trabalho foi conduzido na área da reserva (estação ecológica) da fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa Pantanal, localizada na sub-região da Nhecolândia (18°59?S e 56°39?W), que corresponde a 19,48% da área total do Pantanal. A precipitação média anual está em torno de 1200 mm, iniciando-se em novembro e indo até março. O período seco está compreendido de abril a outubro. A temperatura média anual de 25,5 °C, oscilando entre 20,7 º C a 28 º C (13).
Thesagro: Gramínea
Pastagem Nativa
Regeneração.
Queimada
NAL Thesaurus: Pantanal
burning
wetlands.
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT42.pdf67,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace