Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/810726
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Jun-2003
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: RODRIGUES, F. H. G.
MEDRI, I. M.
TOMAS, W. M.
MOURÃO, G. de M.
Informaçães Adicionais: Associação Pró-Carnívoros (Brasília, DF); Fundação Pantanal Com Ciência (Corumbá, MS); Embrapa Pantanal (Corumbá, MS).
Título: Revisão do conhecimento sobre ocorrência e distribuição de mamíferos do Pantanal.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2002.
Páginas: 41 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Documentos, 38).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mamíferos
Distribuição
Primatas
Levantamento aéreo
Cervo-do-pantanal
Veado-campeiro
Mammalian
Distribution
Aerial surveys.
Conteúdo: O Pantanal é reconhecido como um importante refúgio da fauna silvestre. Entretanto, apesar de alguns inventários já terem sido realizados no Pantanal, sua fauna de mamíferos ainda é mal conhecida. Apesar de em geral ainda estar bem conservado, o Pantanal já sofre impactos ambientais visíveis, como mudanças no pulso de enchentes, causadas por assoreamento e/ou represamento de rios, e remoção da vegetação arbórea. Estes impactos podem ameaçar a fauna silvestre, e pesquisadores e conservacionistas se preocupam em identificar organismos indicadores da "saúde" deste bioma. Os mamíferos carnívoros são considerados bons indicadores biológicos, pois são predadores de topo e com isso dependem de toda a estrutura de presas e seus ambientes, em bom estado de conservação. Além disso, os carnívoros podem funcionar como reguladores das populações de presas, com fortes implicações nas comunidades de plantas. Os mamíferos do grupo Xenarthra também funcionam como bons indicadores biológicos, já que neste grupo encontram-se animais ameaçados de extinção e altamente especializados, como o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. Apesar de o Pantanal possuir uma alta abundância de espécies de mamíferos, o mapeamento de ocorrência destas espécies é insatisfatório, sendo necessário o acesso a informações secundárias e a aquisição de dados primários, geo-referenciados, da ocorrência das espécies. O aumento e a disponibilização de conhecimento sobre a biologia e distribuição das espécies de mamíferos do Pantanal pode permitir a elaboração de estratégias gerais para a conservação destas espécies.
Thesagro: Capivara
Fauna.
NAL Thesaurus: Carnivora
Artiodactyla
Pantanal
Primates.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC38.pdf330,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace