Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/809681
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 19-Abr-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: MORAES, A. S.
SAMPAIO, Y.
SEIDL, A.
Informaçães Adicionais: ANDRE STEFFENS MORAES, CPAP; Yony Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco; Andrew Seidl, International Union for Conservation of Nature.
Título: Quanto vale o Pantanal? A valoração ambiental aplicada ao bioma Pantanal.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Corumba: Embrapa Pananal, 2009
Páginas: 34 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Documentos, 105).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Meio ambiente
recursos naturais
economia
Conteúdo: As informações contidas nesta publicação buscam assegurar a efetividade de políticas que garantam a sustentabilidade do bioma e ao mesmo tempo assegurem que a tomada de decisões em projetos para seu desenvolvimento, sejam coerentes e racionais. Neste sentido, é necessário que os múltiplos usos e valores dessas áreas úmidas sejam reconhecidos e considerados, mais particularmente o seu valor econômico, já que as decisões de planejamento de uso da terra tradicionalmente se baseiam em considerações econômicas. Os autores mostram que as estimativas desses valores devem estar baseadas em técnicas adequadas, pois os métodos tradicionais não conseguem determinar os benefícios de muitas funções ambientais ou os custos de sua perda. Também reportam que por meio de tais técnicas, conhecidas como métodos de valoração ambiental, é possível determinar o valor monetário dos bens e serviços ambientais em relação a outros bens e serviços da economia, e dessa forma, refletir seus valores sociais e não meramente seus valores de mercado. Este trabalho explica de forma simples os fundamentos da valoração econômica ambiental e seu papel na tomada de decisões sobre os usos do Pantanal e leva o leitor a pensar na valoração econômica de ecossistemas como mais um elemento a ser considerado quando se tomam decisões de uso de áreas úmidas.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC105.pdf440,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace