Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/804408
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 12-Dez-2000
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: SERENO, J.R.B.
PORTO, J.C.A.
ROSA, G.O. da
ARRUDA, E.F. de
CHALITA, L.V. de A.S.
Informaçães Adicionais: Embrapa Pantanal (Corumba, MS); Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); UFMS. Departamento de Fisiologia (Campo Grande, MS); UNESP-Botucatu. Departamento de Bioestatistica (Botucatu, SP)
Título: Estudo da época de monta em novilhas da raca nelore no municipio de Ribas do Rio Pardo, MS.
Edição: 2000
Fonte/Imprenta: Corumba: Embrapa Pantanal, 2000.
Páginas: 5p.
Série: (Embrapa Pantanal. Comunicado Tecnico, 24).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bovino
Reproducao
Ribas do Rio Pardo
Mato Grosso do Sul
Bovine
Reproduction
Conteúdo: Nas regios brasileiras produtoras de bovinos de corte, a monta e, em muitos casos, efetuada durante os doze meses do ano. Nas regioes Centro-Oeste e Sudeste, a epoca da estacao de monta (EM) natural, nao controlada, concentra-se entre os meses de outubro a fevereiro, coincidindo com o periodo de maior disponibilidade de pastagens. Em consequencia, ocorrem os nascimentos de junho a outubro e a desmama de abril a maio. O periodo de monta adotado pelos criadores e muito variavel mas, geralmente, entre os meses de marco a abril os touros nao permanecem com as vacas. Qualquer que seja o manejo da EM, o periodo de outubro a janeiro e o de maior consenso, entre os criadores, quanto a permanencia dos touros junto as vacas, segundo Trovo & Duarte (1981). No Pantanal, Sereno & Saturnino (1987) observaram que, a partir do mes de marco ate fins de julho, os touros naturalmente permanencem longe e separados das femeas, sendo vistos geralmente em grupos, dificilmente isolados, ocorrendo a estacao de nascimento no periodo de abril a novembro, com um pico de nascimento em setembro e outubro. Entretanto, Albuquerque (1987), trabalhando em clima temperado relatou que no segundo semestre, especialmente nos meses de outubro e novembro, nascem mais bezerros que em qualquer outra epoca do ano, e estes, sao desmamados geralmente em pastos secos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho reprodutivo de femeas Nelore, submetidas a tres diferentes epocas de estacao de monta em pastagens cultivadas de Brachiaria sp no municipio de Ribas do Rio Pardo, MS.
Ano de Publicação: 2000
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT24.pdf81,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace