Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/790961
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 13-Mar-1997
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: SERENO, J. R. B.
MELO, M. I. V. de
HENRY, M. R. J. M.
CASSALI, G. D.
Informaçães Adicionais: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuaria do Pantanal (Corumba, MS); UFMG. Escola de Veterinaria. Depto de Clinica e Cirurgias (Belo Horizonte, MG); UFMG-ICB. Depto de Patologia Geral (Belo Horizonte, MG).
Título: Estudo do comportamento sexual de equinos da raça pantaneira no periodo peripuberal.
Edição: 1996
Fonte/Imprenta: Corumba: EMBRAPA-CPAP, 1996.
Páginas: 6p.
Série: (EMBRAPA-CPAP. Comunicado Tecnico, 18).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Equino
Cavalo pantaneiro
Equinus
Behaviour
Horse.
Conteúdo: Por ser essencial no "trabalho de gado" e capaz de suportar marchas por periodos prolongados em areas alagadas. A EMBRAPA-CPAP iniciou, em 1988, trabalhos de conservacao e melhoramento do cavalo Pantaneiro, com pesquisas nas areas de reproducao, nutricao, sanidade, fisiologia de exercicio, genetica e selecao. Dentro da reproducao tem-se estudado a implantacao de estacao de monta, a avaliacao da proporcao macho:femea e comportamento sexual de machos e femeas a campo, entre outros aspectos tecnicos bem estabelecidos no manejo tradicional de outras regioes. Para a implantacao de tecnicas de manejo reprodutivo com sucesso e utilizacao mais racional de cada categoria animal, faz-se necessario considerar suas caracteristicas fisiologicas. Nos machos e de fundamental importancia conhecer o desenvolvimento sexual de forma ampla, englobando aspectos comportamentais, da histologia testicular, seminais e endocrinos. No mercado, ha uma baixa oferta de bons reprodutores da raca Pantaneira registrados que sao introduzidos na monta natural a campo geralmente a partir de tres anos de idade. Com o objetivo de analisar o comportamento sexual do cavalo Pantaneiro em diferentes faixas etarias, determinando-se a idade mais adequada para o inicio da monta e a idade em que o animal se apresenta apto para efetuar a monta, bem como obter informacoes sobre o cortejo e a copula que possam contribuir para o manejo reprodutivo foi elaborado um experimento em parceria tecnica estabelecida entre a EMBRAPA e a Escola de Veterinaria da UFMG.
Thesagro: Comportamento Sexual
Reprodução Animal.
NAL Thesaurus: reproduction.
Ano de Publicação: 1996
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT18.pdf30,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace