Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/790955
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 13-Mar-1997
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: COMASTRI FILHO, J. A.
POTT, A.
Informaçães Adicionais: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuaria do Pantanal (Corumba, MS).
Título: Introducao e avaliacao de forrageiras em "cordilheira" desmatada na sub-regiao dos Paiaguas, Pantanal Mato-Grossense.
Edição: 1996
Fonte/Imprenta: Corumba: EMBRAPA-CPAP, 1996.
Páginas: 40p.
Série: (EMBRAPA-CPAP. Boletim de Pesquisa, 05).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Forrageira
Cordilheira
Tolerancia a seca
Pasture
Wetland.
Conteúdo: O presente trabalho foi conduzido, em area de "cordilheira", na parte central da sub-regiao dos Paiaguas, do Pantanal Mato-Grossense. Os solos sao formados por sedimentos arenosos aluviais e na maior parte sao de baixa fertilidade. Entre 1980 e 1985, foram introduzidas e avaliadas 51 gramineas e 105 leguminosas, com o objetivo de identificar forrageiras adaptaveis as condicoes ecologicas da regiao. Para cada cultivar e/ou especies foram utilizadas duas parcelas de 1,5 x 3,0m com adubo (CA) e sem adubo (SA). O rendimento de materia seca de CA foi superior ao de SA apenas no primeiro ano. Segundo o indice de avaliacao (IA), no dominio de 0 a 3, as forrageiras mais promissoras se encontraram nos generos Andropogon, Brachiaria e Calopogonium. Das gramineas, a maispromissora foi B. humidicola, com IA de 2,95 (CA) a 2,85 (SA). Esta especie e B. dictyoneura, foram as gramineas com melhor cobertura de solo, chegando a 90% e 80% nas parcelas CA e SA, respectivamente. Calopogonium mucunoides, com IA de 2,73, se destacou como a leguminosa mais promissora. A presenca de nodulos radiculares foi constatada nas leguminosas, apesar de nao terem sido inoculadas. Houve ataques esporadicos de pragas e doencas em algumas especies, principalmente leguminosas. A maioria das forrageiras floresceu de marco a junho e produziu grande quantidade de sementes.
Thesagro: Gramínea
Pastagem
Planta
Semente.
NAL Thesaurus: Pantanal
drought tolerance
forage
grasses
legumes.
Ano de Publicação: 1996
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP05.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace