Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/788422
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 16-Mai-1996
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: SERENO, J.R.B.
CATTO, J.B.
SERENO, F.T.P. de S.
Informaçães Adicionais: EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuaria do Pantanal (Corumba, MS).
Título: Prevencao de miiases umbilicais em bezerros criados extensivamente, no Pantanal, atraves da utilizacao de ivermectin.
Edição: 1996
Fonte/Imprenta: Corumba: EMBRAPA-CPAP, 1996.
Páginas: 5p.
Série: (EMBRAPA-CPAP. Comunicado Tecnico, 16).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sanidade animal
Miiase umbilical
Bezerro
Doenca
Bovino
Pantanal
Avermectina
Bovine
Disease
Conteúdo: A regiao pantaneira apresenta maior aptidao para exploracao de bovinos de corte na fase de cria, devido a solos geralmente fracos que, aliado a outros fatores socioeconomicos e ambientais como inundacoes limitam a implantacao de pastagens cultivadas. Nesse sistema extensivo em pastagens nativas com taxa de lotacao de 3 a 4 UA/ha e utilizacao de pouca mao-de-obra, a mortalidade neonatal de bezerros por miiases e alta, e contribui significativamente para a baixa taxa de desmama observada na regiao. A regiao e carente de assistencia tecnica veterinaria e os cuidados com o recem-nascido sao realizados, na sua grande maioria, por peoes nem sempre habilitados, gerenciados por capatazes pouco capacitados tecnicamente para a administracao de grandes propriedades. Um indicativo desta deficiente administracao e a nao adocao de uma estacao de monta definida e uma melhor subdivisao e distribuicao das invernadas em piquetes distintos para cada categoria animal. As estimativas da taxa de mortalidade de bezerros de zero a 12 meses de idade na regiao pantaneira, variam de 10 a 20%. Os provaveis causadores desta taxa alta de mortalidade sao as miiases umbilicais, picadas de cobra, ataques por onca e outras doencas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicacao de uma avermectina na prevencao de miiases umbilicais em bezerros recem-nascidos, criados em sistema extensivo, no Pantanal Mato-Grossense.
Ano de Publicação: 1996
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT16.pdf66,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace