Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/784346
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 31-Mai-1995
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: SANTOS, S. A.
MAZZA, M. C. M.
SERENO, J. R. B.
ABREU, U. G. P. de
SILVA, J. A. da
Informaçães Adicionais: SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; MARIA CRISTINA MEDEIROS MAZZA; JOSE ROBSON BEZERRA SERENO, CPAC; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; JOAQUIM AUGUSTO DA SILVA.
Título: Avaliação e conservação do cavalo pantaneiro.
Edição: 1995
Fonte/Imprenta: Corumba: EMBRAPA-CPAP, 1995.
Páginas: 40p.il.
Série: (EMBRAPA-CPAP. Circular Tecnica, 21)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Equino
Cavalo pantaneiro
Avaliacao
Manejo reprodutivo e sanitario
Morfologia
Equine
Pantaneiro horse
Conservation
Reproductive management
Evaluation
Genetic
Morphology.
Conteúdo: Os cavalos introduzidos no Pantanal pelos conquistadores durante a epoca da colonizacao, encontraram na regiao condicoes ambientais propicias para sua multiplicacao. Como consequencia dos processos adaptativos e da selecao natural por mais de dois seculos e com pouca ou nenhuma interferencia antropica, surgiu um tipo adaptado ao meio. Com o desenvolvimento da pecuaria na regiao, o cavalo Pantaneiro constituiu-se num fator de importancia economica e social, tornando-se imprescindivel em trabalhos de gado e no transporte regional. No final do seculo XIX, a raca entrou em declinio principalmente devido a doenca conhecida como Peste das cadeiras e, posteriormente, outras ameacas como cruzamentos indiscriminados com outras racas e, mais recentemente a Anemia Infecciosa Equina (AIE). Em 1972, trabalhos de conservacao deste ecotipo tiveram inicio com a criacao da Associacao Brasileira dos Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP) e, posteriormente com a iniciativa de outras instituicoes governamentais. Visando conservar e incentivar a criacao do cavalo Pantaneiro, a EMBRAPA/CPAP implantou em 1988, um nucleo de criacao de cavalos Pantaneiro na fazenda Nhumirim, sub-regiao da Nhecolandia, Corumba, MS. Neste nucleo sao realizados estudos relacionados aos aspectos nutricionais, reprodutivos, geneticos, sanitarios e de performance. Paralelamente, o CPAP vem realizando trabalhos de caracterizacao do sistema de criacao no Pantanal, estudos sobre a origem e caracterizacao genetica da raca. Em conjunto com a ABCCP estao sendo analisadas as informacoes contidas nas fichas de registros genealogicos para estudo dos aspectos morfologicos.
Thesagro: Conservação
Crescimento
Criação
Genética
Pecuária.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Ano de Publicação: 1995
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT21.pdf368,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace