Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/784123
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 16-Jan-2008
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: TOMAS, W. M.
RODRIGUES, F. H. G
FUSCO, R.
Informaçães Adicionais: Walfrido Moraes Tomas, Embrapa Pantanal; Flavio Henrique G. Rodrigues, UFMG; Roberto Fusco, ONG Cananéia.
Título: Técnicas de levantamento e monitoração de populações de carnívoros
Edição: 2004
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2004
Páginas: 34 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Documento, 73).
Idioma: pt_BR
Notas: Formato Eletrônico
Palavras-chave: monitoramento
carnívoro.
Conteúdo: Diferentes técnicas vêm sendo utilizadas em levantamentos de carnívoros, e o principal fator que influencia as estimativas é a detectabilidade. Raramente todos os animais presentes em uma dada área são detectados num levantamento, e a maioria das estimativas são baseadas em contagens incompletas. Por outro lado, nem sempre se faz necessário a obtenção de estimativas de abundãncia absoluta ou de densidade absoluta, e um índice de abundância pode ser o suficiente para, por exemplo, avaliar as tendências da população. Índices de abundância precisam ter uma forte correlação com a abundância absoluta ou com a densidade, para que sejam úteis. Índices podem ser obtidos de contagens incompletas, em relação ao esforço empregado, usando sinais da presença de animais, fotografia remota e outras técnicas. Métodos para estimar a densidade ou abundância absoluta podem ser divididos em diretas e indiretas.
Thesagro: Fauna
Levantamento
População.
Ano de Publicação: 2004
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC73.pdf230,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace