Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/748310
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 30-Abr-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: ANDRIOLI, A.
BRITO, I. F.
Informaçães Adicionais: ALICE ANDRIOLI PINHEIRO, CNPC; Ismênia França de Brito, Gradunda da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.
Título: Bem-estar e produção animal.
Fonte/Imprenta: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2009.
Páginas: 25 p.
Série: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 93).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Welfare.
Animal behaviour
Conteúdo: Mudanças no conceito de visão do mundo das pessoas estão mudando devido à limitação dos recursos naturais, questões de origem ética sobre o bem-estar de animais, emergência e re-emergência de enfermidades e qualidade dos alimentos. A sociedade começou a se interessar mais em saber como seu alimento é produzido e exigir produtos que sejam ?limpos, verdes e éticos?, em que se preconiza o uso de práticas que minimizem ou evitem completamente tratamentos químicos ou hormonais nos animais e preservem, dessa forma, a saúde humana. Bem-estar é um termo amplo que inclui uma somatória de elementos que contribuem para a qualidade de vida do animal, levando-o a um bom estado de harmonia com o seu ambiente, caracterizado por condições físicas e fisiológicas adequadas. Para que os animais apresentem um bom estado de bem-estar animal, eles devem sentir-se bem, ter um bom funcionamento e viver de forma natural. Economicamente, os animais têm sido vistos apenas como recursos a serem empregados visando à produção e o lucro. Estudos têm mostrado que o estresse excessivo nos animais pode acarretar numa baixa produção e ainda afetar seu crescimento, reprodução e aumentar a incidência de doenças e produção de carne de qualidade inferior. Ocorrem duas linhas de pesquisa do ponto de vista de como avaliar o bem-estar dos animais e sua sobreposição no campo científico e produtivo, são elas, o estado biológico e as experiências subjetivas. A saúde e o bem-estar dos animais devem também ser incluídos como fatores relacionados ao ambiente. Devem ser escolhidas instalações que propiciem um bom local para os animais.
Thesagro: Bem-estar
Comportamento animal
Ecologia animal
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc93.pdf97,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace