Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/745861
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Abr-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SCIVITTARO, W. B.
GONÇALVES, D. R. N.
GOMES, A. da S.
PICOLOTO, R. S.
RICORDI, V. G.
BRAUN, J. A.
Título: Estado nutricional do arroz irrigado: efeito da época de início de irrigação e do manejo da adubação nitrogenada.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.
Série: (Embrapa Clima Temperado. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 57).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Análise foliar: Clorofilômetro
Indice área foliar.
Conteúdo: MANEJO DA ÁGUA COM VISTAS À OTIMIZAÇÃO DA NUTRIÇÃO DO ARROZ IRRIGADO. A adubação mineral visa prover, às plantas de arroz, nutrientes em quantidades suficientes para suprir o déficit estabelecido entre sua exigência nutricional e o suprimento do meio de cultivo. As quantidades requeridas variam, porém, em função da interação entre vários fatores: fertilidade do solo; sistema de implantação da cultura; condições climáticas; tipo de planta; características da cultivar e práticas culturais, em especial o manejo da água de irrigação. Com relação a este último fator, é reconhecida sua influência sobre a absorção de nutrientes pelo arroz irrigado. Variações no manejo da água, particularmente no período de irrigação, podem alterar a disponibilidade de nutrientes para o arroz e, conseqüentemente, requerer adequações nas recomendações de adubação. A Embrapa Clima Temperado durante vários anos realizou estudos para avaliar o efeito da época de início da irrigação definitiva e do manejo da adubação nitrogenada sobre o estado nutricional da cultura de arroz irrigado. Como resultado, foi proposto o processo agropecuário, descrito em documento anexo, mostrando que o atraso na entrada de água na lavoura de arroz em até três semanas após o início do perfilhamento favorece o estado nutricional da cultura, devido ao maior desenvolvimento radicular das plantas mantidas sob solo drenado por um período mais longo. Constitui-se, pois, em alternativa de manejo tecnicamente viável para a cultura de arroz irrigado.
Thesagro: Adubo
Arroz Irrigado
Manejo de Água
Nitrogênio.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim57.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace