Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/709410
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 18-Mar-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: BRITO, L. G.
SILVA NETTO, F. G. da
ROCHA, R. B.
Informaçães Adicionais: Luciana Gatto Brito, Embrapa Rondônia; Francelino Goulart da Silva Netto, Embrapa Rondônia; Rodrigo Barros Rocha, Embrapa Rondônia.
Título: Influência dos fatores climáticos na flutuação sazonal da mosca-do-chifre no município de Presidente Médici, Rondônia.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2007.
Páginas: 11 p.
Série: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 50).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mosca-dos-chifres
Flutuação sazonal
Bovinos
Rondônia
seasonal fluctuation.
Conteúdo: No período de outubro de 1996 a novembro de 1997 realizou-se um estudo para evidenciar a influência dos fatores climáticos, como temperatura, precipitação e umidade relativa sobre a flutuação sazonal da mosca-do-chifre, Haematobia irritans, no campo experimental da Embrapa Rondônia no município de Presidente Médici, Rondônia. As moscas foram capturadas sobre 14 bovinos mestiços holandês/zebu com auxílio de rede entomológica obedecendo-se a um intervalo de 14 dias entre as coletas, realizadas sempre entre 8:00 e 10:00 horas. As moscas coletadas foram identificadas e contadas no laboratório de Sanidade Animal da Embrapa Rondônia. Observaram-se as maiores infestações da mosca-do-chifre sobre os bovinos ocorreu nos meses de outubro de 1996 e março de 1997, meses de alta pluviometria correspondentes ao início e final do período chuvoso. O aumento da pluviometria determinou uma maior infestação de mosca-dos-chifres sobre os bovinos. O maior número de moscas coletadas ocorreu em março de 1997, quando também foram registrados os maiores valores pluviométricos e a menor temperatura dentro do período de observação. A variável climática de maior influência na contagem das moscas durante o período estudado foi a precipitação (r2 = 0.59). Moscas-dos-chifres foram observadas durante todo o período experimental sobre os animais.
Thesagro: Haematobia Irritans.
NAL Thesaurus: Brazil
cattle.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd50moscadoschifre.pdf495,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace