Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/70541
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 18-Fev-2009
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: ANDRADE JÚNIOR, A. S. de
CARDOSO, M. J.
BASTOS, E. A.
SILVA, C. O. da
Informaçães Adicionais: Aderson Soares de Andrade Júnior, Embrapa Meio-Norte; Milton José Cardoso, Embrapa Meio-Norte; Edson Alves Bastos, Embrapa Meio-Norte; Clescy Oliveira da Silva, UESPI/IC-CNPq/Embrapa Meio-Norte.
Título: Zoneamento de risco climático para a cultura do sorgo granífero no Estado do Maranhão.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2008.
Páginas: 38 p.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 179).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: o objetivo deste trabalho foi definir as épocas de semeadura com os menores riscos climáticos para o cultivo do sorgo granífero nas diferentes regiões do Estado do Maranhão. A região do cerrado maranhense é favorável ao cultivo do sorgo granífero em diferentes combinações entre épocas de semeadura e tipos de solo. O cultivo em safrinha é possível, desde que a semeadura seja efetuada durante o mês de fevereiro, em solos com elevada capacidade de retenção de água e com cultivares de ciclo precoce (90 dias). Para solos dos tipos 1 e 2, mais comuns nessa região, as épocas de semeadura que oferecem menores riscos aos produtores são: a) para cultivares de ciclo precoce, em solo do tipo 1, de 15-outubro a 15-janeiro e, em solo do tipo 2, de 15-outubro a 15-fevereiro; b) para cultivares de ciclo médio, em solos dos tipos 1 e 2, de 15-outubro a 15-janeiro. No cerrado do leste maranhense (região de Chapadinha), o cultivo do sorgo deve ser indicado nas seguintes situações: a) para cultivares de ciclo precoce, em solos dos tipos 1 e 2, de 15-dezembro a 15-março; b) para cultivares de ciclo médio, em solos dos tipos 1 e 2, de 15-novembro a 15-fevereiro. O cultivo em safrinha é indicado até 15 de março, preferencialmente, em solos de média a alta capacidade de retenção de água e com cultivares de ciclo precoce.
Thesagro: Semeadura
Sorgo Granífero
Solo.
Ano de Publicação: 2008
ISSN: 0104-866X
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC1790001.pdf10,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace