Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/666042
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Ocidental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 14-Dez-1998
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SOUSA, N.R.
FIALHO, J. de F.
LIMA, H.C. de
Informaçães Adicionais: Embrapa-CPAC.
Título: Caracterizacao do fruto e comportamento produtivo do rambutanzeiro (Nephelium lappaceum L.) na regiao de Manaus-AM.
Edição: 1998
Fonte/Imprenta: Manaus: EMBRAPA-CPAA, 1998.
Páginas: 10 p.
Série: (EMBRAPA-CPAA. Boletim de Pesquisa, 4).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Rambuta
Nephelium lappaceum
Fruto
Rendimento
Propriedade fisico-quimica
Brasil
Amazonas
Fruit
Yields
Chemicophysical properties
Conteúdo: Com o objetivo de obter informacoes preliminares sobre o comportamento produtivo do rambuta e avaliar as caracteristicas fisicas do fruto cultivado em solo de Manaus, classe Latossolo amarelo, e clima do tipo Ami, foram avaliadas 20 plantas originadas de sementes de variedades de casca vermelha. As arvores entraram em floracao no terceiro ano apos o plantio, constatando-se a ocorrencia de sete plantas hermafroditas e 13 masculinas. As hermafroditas, no quarto ano de producao, registraram o numero maximo de 3590 e o minimo de 835 frutos por planta. Na caracterizacao fisica e quimica dos frutos, amostrada na segunda safra, verificou-se os maiores valores para: peso medio de fruto (36,52g), comprimento (5,01cm) e diametro (4,01cm) pertenceram a uma das plantas dentre as que menos se destacaram em numero de frutos. A polpa, representada por 43,97% do peso do fruto, apresentou pH de 4,2, acidez titulavel de 0,29%,solidos soluveis de 16,5oBrix e 82,19% de umidade, denotando caracteristicas apropriadas para consumo ao natural.
Ano de Publicação: 1998
ISSN: 0103-7218
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP4.pdf93,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace