Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/663655
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Livro técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 8-Abr-2010
Tipo do Material: Livro técnico (INFOTECA-E)
Autoria: ANDRADE, C. M. S. de
ASSIS, G. M. L. de
FAZOLIN, M.
GONCALVES, R. C.
SALES, M. F. L.
VALENTIM, J. F.
ESTRELA, J. L. V.
Informaçães Adicionais: CARLOS MAURICIO SOARES DE ANDRADE, CPAF-AC; GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-AC; MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; RIVADALVE COELHO GONCALVES, CPAF-AC; JUDSON FERREIRA VALENTIM, CPAF-AC.
Título: Grama-estrela-roxa : gramínea forrageira para diversificação de pastagens no Acre.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2009.
Páginas: 83 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pastagem
Doença
Praga
Planta forrageira
Leguminosa
Consorciação de cultura
Acre
Conteúdo: As gramíneas do gênero Cynodon (grama-estrela, grama-bermuda e seus híbridos) são forrageiras tropicais que possuem uma série de características positivas, com destaque para a elevada produtividade por área e a boa qualidade da forragem, associadas à excelente proteção do solo contra a erosão, grande resistência ao pisoteio e boa capacidade de adaptação a diferentes tipos de solo e de clima. As variedades de grama-estrela utilizadas na pecuária do Brasil desde a década de 1960 nunca alcançaram o mesmo grau de utilização que as gramíneas dos gêneros Brachiaria, Panicum e Pennisetum, ou mesmo de outras cultivares do gênero Cynodon, como as gramas-bermuda Coast-cross e Tifton-85. Além da propagação exclusivamente vegetativa, a falta de estudos e de divulgação das suas potencialidades para a produção de bovinos em pastagens certamente é a causa mais importante para a baixa utilização nos sistemas de produção animal a pasto no País. Na busca por novas variedades de gramíneas e leguminosas forrageiras para recuperação de pastagens degradadas devido à síndrome da morte do capim-braquiarão, a grama-estrela-roxa foi uma das gramíneas que mais se destacou, demonstrando boa resistência ao encharcamento do solo e aos patógenos envolvidos na síndrome. Após quase 10 anos de estudos em parceria com produtores rurais visando validar o seu uso nas condições ambientais do Acre, a grama-estrela-roxa está sendo recomendada como mais uma opção de gramínea forrageira para diversificação de pastagens no estado. Este livro descreve as principais características da grama-estrela-roxa e apresenta as informações necessárias para que essa gramínea possa ser utilizada na pecuária do Acre com maior grau de embasamento técnico e científico.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Livro técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cmauricio.pdf8,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace