Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/659329
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 2-Mar-2010
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: OLIVEIRA FILHO, E. C. de
RAMOS, F. R.
MUNIZ, D. H. de F.
LOPES, M. C.
OLIVEIRA, R. da S.
ALVES, R. T.
GRISOLIA, C. K.
PONTES, R. G. M. S. de
Informaçães Adicionais: EDUARDO CYRINO DE OLIVEIRA FILHO, CPAC; FELIPE ROSA RAMOS, BIO CONSULTORIA AMBIENTAL; DAPHNE HELOISA DE FREITAS MUNIZ, CPAC; MADAÍ CRUZ LOPES, UniCEUB / Bolsista CPAC; RICARDO DA SILVA OLIVEIRA, UnB; ROBERTO TEIXEIRA ALVES, CPAC; CESAR KOPPE GRISOLIA, UnB; ROSE GOMES MONNERAT SOLON DE PONTES, CENARGEN.
Título: Avaliação dos efeitos adversos de entomopatógenos sobre peixes e camundongos.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Planaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2009.
Série: (Embrapa Cerrados. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 237)
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Neste estudo, quatro cepas de Bacillus foram testadas para avaliar seus efeitos adversos sobre peixes e camundongos. Concentrações foram testadas de acordo com protocolos internacionais na faixa de 106 e 108 esporos por mililitro para peixes e dose de 108 esporos por animal para camundongos. Não houve letalidade em nenhuma das espécies testadas. No estudo de necrose-apoptose com eritrócitos periféricos de O. niloticus, foi observado aumento na frequência de células necróticas na exposição a duas cepas de B. thurigiensis. Os dados obtidos mostraram que, para os peixes expostos aos microrganismos diluídos na água, não foi observado efeito tóxico, mas, por rotas de exposição não convencionais, tanto Bt israelensis como Bt kurstaki apresentaram toxicidade, causando mortalidade celular nos eritrócitos periféricos por necrose. A eliminação dos microrganismos nos camundongos foi significante após 30 dias, mas, para uma cepa de B. thuringiensis e uma de B. sphaericus, esse tempo não foi suficiente para a eliminação completa dos esporos. Esses resultados confirmam dados da literatura que Bt e Bs apresentam baixa toxicidade para espécies não-alvo.
Thesagro: Toxidez
Bactéria
Bacillus thuringiensis.
NAL Thesaurus: Toxicity
Bacillus (bacteria)
Bacillus sphaericus.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bolpd237.pdf463,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace