Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/655610
Title: Propriedade intelectual: quem cria protege.
Authors: SANTOS-SEREJO, J. A. dos
SLUJALKOSVSKY, M. I. A.
REINHARDT, D. H.
DANTAS, J. L. L.
Affiliation: Janay Almeida dos Santos-Serejo, CNPMF; Maria Isabela Almeida Slujalkosvsky, FAPESB; Domingo Haroldo Reinhardt, CNPMF; Jorge Luiz Loyola Dantas, CNPMF.
Date Issued: 2007
Citation: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2007.
Pages: não paginado
Description: A propriedade intelectual é um direito atribuído pelo Estado, por um período de tempo defenido, em retribuição à produção intelectual resultante da atividade criativa que gera progresso científico, tecnológico ou artistico. No setor agropecuário, durante muito tempo a pesquisa foi quase exclusivamente pública, e seus resultados (produtos, processos, serviços e informações cientificas) considerados como bens públicos que deveriam ser disponibilizados livremente para o "bem da sociedade", sem qualquer tipo de retorno financeiro aos criadores e suas instituições.Com a escassez de recursos públicos para a pesquisa e em face do atual cenário mundial com relação à propriedade intelectual, esse modelo tem sido revisto. A comunidade cientifíca não pode mais ignorar a questão da propriedade intelectual, uma vez que qualquer nova tecnologia está fortememnte associada a este tema. A Embrapa foi pioneira na discussão em Propriedade Intelectual no setor agropecuário brasileiro, contribuindo de forma significativa na definição de politicas públicas nessa área, especialmente as relacionadas com proteção de cultivares.
Thesagro: Instituição de Pesquisa
Pesquisa Agrícola.
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. CNPMF em foco, 02)
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cnpmf02.pdf62,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace