Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/567091
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 11-Set-2003
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: ROCHA, F. E. de C.
GASTAL, M. L.
TAKATSUKA, F. S.
LOBO, V. J.
SILVA, M. da G.
SANTOS, J. C. G. dos
CORREA, H. F.
ALMEIDA, G. L. T. de C.
POLEZE, P. de O.
Título: Desenvolvimento organizacional rural III: metodologia de intervencao de grupo em associacoes de agricultores de base familiar.
Edição: 2001
Fonte/Imprenta: Planaltina: Embrapa Cerrados, 2001.
Páginas: 30 p.
Série: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 18).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: DRURAL270
Psicologia organizacional
Small farmers
Rural organization
Organizational psychology
Planning participatory
Associativity
Desenvolvimento rural: Metodologia de desenvolvimento sustentavel.
Conteúdo: Uma metodologia de intervenção de grupo foi testada de grupo foi testada em 11 organizacoes rurais de base familiar, formada por nove associacoes de agricultores tradicionais, uma associacao de assentamento de reforma agraria e uma central de associacoes, sendo todas situadas em tres municipios do Estado de Goias. A metodologia constitui-se das seguintes etapas de intervencoes: apresentacao da proposta de trabalho, motivacao em nucleacao do grupo; diagnostico da organizacao; planejamento estrategico participativo (PEP), bem como a execução das propostas e acoes estrategicas; desenvolvimento e capacitacao dos agricultores e avaliação final da gestao das organizacoes. Este trabalho discutiu cada uma dessa etapas, e suas principais caracteristicas são: a construcao de objetivos compartilhados e a possibilidade de os membros da organização se desenvolverem como equipe trabalho e de participarem do desenvolvimento local. Dentre os resultados parciais obtidos ate o momento, destacaram-se: a producao e a comercializacao de doces e temperos caseiros; criacao e comercializacsao de frango caipira; implantacao de viveiro de mudas de plantas nativas; desenvolvimento de grupo de jovens rurais; implementacao de lavoura comunitaria, compra coletiva de produtos domesticos e insumos agricolas. Conclui-se que a referida metodologia favorece a dinamica do funcionamento das organizacoes rurais, mas não assegura a manutencao da coesao grupal, em caso de afastamento da equipe do projeto, no inicio de execução das propostas estrategicas, em face das dificuldades advindas do meio ambiente.
Thesagro: Agricultura Familiar
Associação Rural
Associativismo
Cerrado
Planejamento Participativo.
Ano de Publicação: 2001
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bolpd18.pdf225,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace