Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/513275
Title: Potencial de uso agrícola do sedimento salino proveniente de viveiro de tilápias.
Authors: SILVA, C. M. M. S.
GUERRERO LOPES, F.
BOEIRA, R. C.
Affiliation: CELIA MARIA MAGANHOTTO S SILVA, CNPMA; Francisca Guerrero Lopes, Universidade Politécnica de Madri; RITA CARLA BOEIRA, CNPMA.
Date Issued: 2009
Citation: Jaguariúna: Embrapa meio Ambiente, 2009
Pages: 21p.
Description: Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar a potencialidade do uso agrícola do sedimento salino oriundo dos viveiros de cultivo de tilápia rosa. Alíquotas de Argissolo Amarelo foram misturadas ao sedimento, em diferentes doses (10, 20 e 40 t ha-1). As misturas foram transferidas para frascos de respira- ção (500 mL), e a umidade foi ajustada para 70% da capacidade de campo. Os frascos foram incubados por 38 dias. Foram avaliados os efeitos dos tratamentos sobre a respiração microbiana e sobre as propriedades químicas e físicas do solo, antes e após o período de incubação. O sedimento, oriundo dos viveiros de cultivo de peixes mantidos com água proveniente dos dessalinizadores mostrou potencial para ser utilizado em solos ácidos, pois elevou o pH, não inibiu a atividade biológica, permitiu aporte de nitrogênio e contribuiu para a estruturação do solo.
Thesagro: Aqüicultura
Keywords: Sedimento salino
Uso agrícola
Decomposição de carbono
Respirometria
Series/Report no.: (Embrapa Meio Ambiente. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 54).
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boletim54.pdf211,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace