Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/487544
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 10-Mar-2004
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: OLIVEIRA, C. A.
GOMES, E. A.
MARRIEL, I. E.
LANA, U. G. de P.
CARNEIRO, N. P.
GUIMARAES, C. T.
SCHAFFERT, R. E.
ALVES, V. M. C.
Informaçães Adicionais: ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; NEWTON PORTILHO CARNEIRO, CNPMS; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; VERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS.
Título: Microrganismos solubilizadores de fosfato isolados da rizosfera de genótipos de milho em plantio direto e convencional.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2008.
Páginas: 21 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 04).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Microrganismos do solo são capazes de transformar o fósforo (P) de fontes indisponíveis em fontes solúveis, contribuindo para a nutrição das plantas como microrganismos promotores do crescimento das plantas. Este trabalho teve como objetivo isolar, selecionar e avaliar a atividade solubilizadora de microrganismos da rizosfera de milho, objetivando o uso destes isolados em futuras aplicações como bioinoculantes. Foram isoladas 371 colônias de microrganismos da rizosfera de milho cultivado em um latossolo com deficiência de P. Destes microrganismos, 45 foram selecionados com base no maior potencial de solubilização em meio de cultura líquido contendo como fontes orgânicas fosfato, fitato de sódio e lecitina de soja e como fontes inorgânicas fosfato de alumínio (AlPO 4) e fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2). Os isolados foram identificados utilizando-se a sequência de nucleotídeos da subunidade 16S do DNA ribossomal (rDNA) para bactérias, incluindo actinobactérias e a região ITS do rDNA para os fungos. A maior solubilização de P foi observada entre as bactérias em meio de fosfato de cálcio, sendo os isolados B17 e B5, identificados como Bacillus e Burkholderia, respectivamente, os mais eficientes, liberando 67% (B17) e 58,5% (B5) do fósforo total após 10 dias de crescimento. Estas bactérias foram isoladas da rizosfera da linhagem L3, eficiente para absorção de fósforo, cultivada sob estresse de P. Os fungos foram os maiores solubilizadores em meio de fosfato de alumínio, fitato e lecitina. A maior diversidade de microrganismos solubilizadores de fosfato foi encontrada na rizosfera de genótipos de milho eficientes no uso de fósforo, indicando que a eficiência destes cultivares pode ser explicada, em parte, pela interação com estes microrganismos.
Thesagro: Milho
Solo
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bol04.pdf165,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace