Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/48727
Título: Calagem superficial em pastagens de Brachiaria decumbens cv. Basilisk sob adubação nitrogenada intensa.
Autoria: PRIMAVESI, O.
CORRÊA, L. de A.
FREITAS, A. R.
PRIMAVESI, A. C.
Afiliação: Odo Primavesi, CPPSE; Luciano de Almeida Corrêa, CPPSE; Alfredo Ribeiro de Freitas, CPPSE; Ana Cândida Primavesi, CPPSE.
Ano de publicação: 2008
Referência: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2008.
Páginas: 66 p.
Conteúdo: A adubação nitrogenada é ferramenta-chave para aumentar a produção de forragem. Em experimento anterior de recuperação de pastagem degradada de Brachiaria decumbens, estabelecida a 25 anos, em São Carlos, SP, em que se utilizaram corretivos e fertilizantes (especialmente nitrogênio e potássio) aplicados na superfície do solo, verificou-se acidificação acentuada no final do período de quatro anos. No tratamento sem calcário houve recuperação do capim-braquiária com a aplicação de N, mas ao final de cinco anos iniciou o aparecimento de sinais de mortalidade de plantas. O objetivo deste projeto foi estimar a quantidade mínima de calcário e de nitrogênio a ser utilizada para alcançar elevada produtividade de forragem, com o mínimo de impactos ambientais negativos nas características químicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico, com 300 g/kg de argila. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em arranjo fatorial de 3 x [(2 x 2) + 1 testemunha], utilizando nitrato de amônio e sulfato de amônio nas doses de 50 e de 100 kg/ha por corte e duas doses de calcário (3 e 6 t/ha) mais uma testemunha geral. As doses de N e de calcário foram aplicadas em faixas aleatórias, com três repetições, totalizando 45 parcelas experimentais de 3 x 7 m, com 6 m2 de área útil cada. Verificou-se que a produção de fitomassa de apim-braquiária em pastagem degradada foi aumentada inicialmente com doses de N em torno de 130 kg/ha por aplicação. O número de cortes e de aplicações de N foi de cinco por ano no período das chuvas. Essa quantidade aplicada pode ser reduzida ao longo dos anos numa taxa de 10% a 15% ao ano até o ponto de equilíbrio entre entrada, imobilização, mineralização, perdas e retirada de N. Este ponto de equilíbrio, que ainda necessita ser determinado, parece ocorrer após o sétimo ano. A calagem adequada foi aquela que inicialmente corrigiu a saturação por bases até o nível adequado para a produção da forrageira, seguida de aplicações anuais para corrigir a acidez ?fisiológica? das doses de nitrogênio utilizadas. Para evitar lixiviação de cálcio, de magnésio, de potássio e de nitrato as doses aplicadas de insumos devem ser calibradas para a capacidade de extração da forrageira, relacionada com sua produtividade.
Thesagro: Acidificação
Calagem
Palavras-chave: Adubação nitrogenada
Sulfato de amônio
Recuperação de pastagem
Capim-braquiária
Produção de forragem
Lixiviação de cátions
Calagem em superfície
Série: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Pecuária Sudeste; 15).
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim15.pdf7,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace