Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/360214
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 8-Set-2001
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: CUENCA, M. A. G.
LOPES, E. S. A.
Informaçães Adicionais: MANUEL ALBERTO GUTIERREZ CUENCA, CPATC; Eliano Sérgio Azevedo Lopes.
Título: Evolução da ocupação agrícola de Sergipe 1975-1995: distribuição espacial das principais lavouras e pastagens por município.
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 1999.
Páginas: 68 p.
Série: (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 9).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agricultura
Pastagem
Lavoura
Produção agrícola
Sergipe
Brasil
Agriculture
Pastures
Plant production
Brazil
Conteúdo: A atividade agropecuária no Estado data da época da colonização e foi conseqüência da necessidade de estabelecer pontos de apoio e descanso de animais e mercadorias da rota Bahia-Pernambuco, n£núcleos mais importantes do Brasil colonial. A pecuária teve grande participação, pois interiorizou a ocupação agrícola e a colonização do Estado (Santos, 1986).O objetivo do trabalho ? mostra a evolução da ocupação agrícola, com base na totalidade da area colhida com as principais culturas de cada município do Estado de Sergipe, no período compreendido entre 1975-1995, procurando sistematizar informações estatísticas importantes a fim de subsidiar estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento agrícola municipal e estadual. Um vez agrupados os municípios, segundo o uso da terra em nível municipal, procurou-se observar o seu comportamento entre 1975-1995, ressaltando a evolução da participação percentual das principais lavouras e pastagens no total da ocupação agrícola de cada município e sua representatividade em nível estadual. Por outro lado, também são postos em destaque os diferentes sistemas de culturas existentes nos municípios sergipanos, tomando como base as culturas de maior expressão no contexto estadual e a participação percentual das pastagens nativas no total das pastagens de cada município, como parâmetro de participação da pecuária sergipana no período analisado.
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPATCDOCUMENTOS9EVOLUCAODAOCUPACAOAGRICOLADESERGIPE19751995DISTRIBUICAOESPACIALDASP.pdf35,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace