Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338315
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 19-Nov-2004
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: BERNARDI, A. C. de C.
CARMO, C. A. F. de S. do
MACHADO, P. L. O. de A.
SILVA, C. A.
VALENCIA, L. I. O.
MEIRELLES, M. S.
MOLIN, J. P.
Informaçães Adicionais: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CNPS; Ciríaca A. F. de Santana do Carmo, CNPS; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, CNPS; CARLOS ALBERTO SILVA, UFLA; LUIZ IVAN O. VALENCIA, UFRJ; MARGARETH GONCALVES SIMOES, CNPS; JOSÉ P. MOLIN, USP/ESALQ.
Título: Diagnose foliar da soja em sistema plantio direto utilizando técnicas de agricultura de precisão em Carambeí, PR.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Páginas: 26 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 23).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Faixa de suficiência
Sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS)
Semivariogramas
Geoestatística
Conteúdo: A diagnose foliar foi desenvolvida para fornecer informações sobre o estado nutricional das plantas e servir de orientação para o manejo de nutrientes visando produtividades ótimas. As outras aplicações incluem também, a estimativa regional do estado nutricional. No entanto pouco se sabe ainda sobre a variação espacial do estado nutricional, particularmente no sistema de plantio direto. Em uma lavoura de soja, cultivada no sistema de plantio direto na região Sul do Brasil, avaliou-se a variabilidade espacial dos teores de nutrientes e o estado nutricional, para identificar as limitações à produção da cultura. Amostras de solo e folhas georeferenciadas foram coletadas em um talhão de 13 ha, em grades de amostragem de 40 por 40 m, e em grades menores de 20 por 20 m, 10 por 10 m, e 5 por 5 m. Os teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn, Mo e Zn foram determinados. Foram utilizados e discutidos dois procedimentos para avaliação do estado nutricional: as faixas de suficiência e os índices DRIS. Avaliouse a produção de grãos na época da colheita. Ajustou-se semivariogramas para todos os teores de nutrientes nas folhas. Os alcances dos semivariogramas indicaram que a grade amostragem de 20 por 20 m foi a mais adequada para representar a variabilidade espacial dos teores de nutrientes nas folhas de soja. Os métodos de avaliação do estado nutricional foram complementares e indicaram que o potássio foi o nutriente mais limitantes à produção de soja. São apresentados os mapas krigados dos teores de macro e micronutrientes e dos índices DRIS.
Ano de Publicação: 2003
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd232003diagnosefoliar.pdf852,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace