Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338314
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 19-Nov-2004
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: BERNARDI, A. C. de C.
TAVARES, S. R. de L.
CRISOSTOMO, L. A.
SANTOS, F. J. de S.
Informaçães Adicionais: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CNPS; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; LINDBERGUE ARAUJO CRISOSTOMO, CNPAT; FRANCISCO JOSE DE SEIXAS SANTOS, CPAMN.
Título: Produção, qualidade e estado nutricional de meloeiro cultivado em Paraipaba-CE utilizando condicionador de solo sob diferentes lâminas de água.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Páginas: 34 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 26).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Cultivou-se o meloeiro híbrido amarelo Gold Mine com objetivo de avaliar o efeito de um polímero hidrorretentor de umidade em diferentes lâminas de irrigação por gotejamento. Foram conduzidos 2 experimentos no campo, adotando-se um delineamento experimental em blocos ao acaso, com 3 repetições, em esquema fatorial com 4 doses do produto e 3 lâminas de irrigação. Foram testadas as doses do produto, aplicados no sulco de plantio: testemunha, 12,5, 25,0 e 50 kg ha-1 e testemunha, 75, 150 e 300 kg ha-1, para o 1º e 2º experimentos, respectivamente. As lâminas de reposição de 100, 75 e 50% do total foram estabelecidas a partir da ETP diária e do Kc para cada fase de desenvolvimento do meloeiro. Houve um tratamento extra no segundo experimento com 10% da lâmina de reposição fornecida com intervalos de 1 dia. Não houve efeito significativo das doses do polímero sobre os atributos avaliados em ambos experimentos. Os resultados do 1º experimento mostraram que, com a diminuição da lâmina de água, não se obteve alterações significativas no peso de frutos comercializáveis, porém o número de frutos aumentou significativamente. No 2º experimento, observou-se que, com a diminuição da lâmina de água, ocorreu uma menor produção de frutos, porém os frutos eram de menor tamanho e com maiores valores de Brix (mais indicados para exportação). São apresentados também os efeitos das lâminas de irrigação sobre os teores foliares de macro e micronutrientes em ambos cultivos.
Thesagro: Irrigação por Gotejamento.
Irrigação
Manejo do Solo
NAL Thesaurus: Soil management
Irrigation.
Ano de Publicação: 2003
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd262003meloeiroparaipaba.pdf478,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace