Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/337959
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 22-Nov-2002
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: SILVA, F. B. R. e
ARAUJO FILHO, J. C. de
SOUZA, L. de G. M. C.
LEITE, A. P.
BURGOS, N.
SOUSA NETO, N. C. de
Informaçães Adicionais: FERNANDO BARRETO RODRIGUES E SILVA, CNPS; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; LUIZ DE GONZAGA MALHEIROS COSTA SOUZA, Secretaria de Agricultura de Pernambuco; ALDO PEREIRA LEITE, CNPS; NIVALDO BURGOS, CNPS; NESTOR CORBINIANO DE SOUSA NETO, CNPS.
Título: Diagnóstico ambiental do Município de Iguaraci, PE.
Edição: 2000
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000.
Páginas: 52 p.
Série: (Embrapa Solos. Circular técnica, 7).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Uso agrícola
Brasil
Pernambuco
Diagnóstico ambiental
Aptidão agroecológica
Unidades geoambientais.
Conteúdo: O municipio de Iguaraci, com uma area de 770,96 km2, localiza-se na regiao semi-arida de Pernambuco, na Zona do Alto Pajeu. O estudo, na escala 1:100.000, identifica os diversos ambientes do municipio, com suas principais vocacoes, potencialidades e limitacoes. Pode, entao, subsidiar o planejamento de atividades agricolas, pecuarias, florestais ou outros tipos de atividades nao agricolas, incluindo recomendacoes de areas para preservacao ambiental. O municipio foi dividido em 15 segmentos geoambientais em funcao do arranjo e distribuicao dos diferentes solos em topossequencias, do grau xerofitico da caatinga (hiper e hipoxerofila) e, no caso das Serras e Serrotes, tambem foram consideradas suas dimensoes e diferencas geologicas. Estes segmentos geoambientais foram agrupados em 5 subunidades geoambientais em funcao de diferenciacoes geologicas, aspectos morfoestruturais, e de combinacoes de caracteristicas de geologia e relevo. As subunidades geoambientais identificadas foram as seguintes: (1) Tabuleiros Interioranos Dissecados Isolados - TD (com o segmento geoambiental TD1); (2) Superficies Avermelhadas do Cristalino - SA (com o segmento geoambiental SA1); (3) Pediplanos do Alto Pajeu - PD (com os segmentos geoambientais PD1 a PD6); (4) Terracos Aluviais - Baixios - TA (com os segmentos geoambientais TA1 e TA2); e (5) Serras, Serrotes e Elevacoes Residuais - SS (com os segmentos geoambientais SS1 a SS5). Os segmentos geoambientais indicados preferencialmente para lavouras sao TD1, SA1, TA1, TA2, PD1 e PD2, que perfazem uma area de 76,48 km2. Os segmentos indicados para lavouras e/ou pastagens (plantadas ou naturais) sao PD3 e PD4, abrangendo uma area de 206,74 km2. Os segmentos geoambientais recomendados para pecuaria extensiva, pastagem natural e/ou plantada e apicultura, sao PD5 e PD6, perfazendo uma area de 359,56 km2. Os segmentos indicados para preservacao ambiental sao os SS1 a SS5, perfazendo uma area de 18,18 km2.
Thesagro: Terra
Solo.
Ano de Publicação: 2000
ISSN: 1517-5146
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
circulartecnica072000.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace